domingo, 10 de agosto de 2014

NOVOS JOGOS PARA VELHOS SISTEMAS

Dando uma fuçada pelo ciberespaço em busca de novos desafios, encontrei alguns títulos os quais vocês não podem deixar de jogar.

Criados por fãs dos diversos sistemas existentes, ou  devidamente patrocinados por grupos que pretendem fazer jogos comerciais para os antigos consoles, a verdade é que os produtores, indies ou não, ainda não deixaram o gênero morrer!

Neste tópico, vou ater-me somente aos jogos para console e computadores antigos, jogos para PC podem ser acessados no artigo "10 JOGOS INDIES PARA VOCÊ SE DIVERTIR" e outros similares espalhados pelo blog.

Sem mais delongas, eu os saúdo! Que venham os novos jogos para os velhos sistemas!

Este artigo será constantemente atualizado, à medida que as novidades forem chegando. Confira, quando puder.

Os consoles estão citados por ordem alfabética, com seus nomes marcados com texto na cor laranja, e entre eles estão os jogos, também nesta ordem, marcados com seus títulos na cor azul.

ATARI 2600 Se você pensa que o rei dos consoles  clássicos morreu quando sua produção foi descontinuada, se enganou e muito! O velho "DARTH VADER" recebe, de vez em quando, alguns bons títulos, e como não poderia deixar de ser, sempre tem um de nave no meio. Enquanto eu não tenho coragem de começar meu LASER GATES 2, vocês vão ficando com os jogos a seguir:

FlappySe você pensou que voar para lugar nenhum era difícil... Agora eles colocaram tubos perigosos em seu caminho! Em Flappy, seu desafio é ajudar um pássaro a alcançar a altitude  certa, evitando se chocar com aquedutos, durante o trajeto. Quão longe você consegue ir?

Capa do cartucho

Flappy é um jogo para Atari 2600 e assume o popular (e um tanto infame, neste momento) jogo "Flappy Bird", que apareceu pela primeira vez no iPhone. Tal como os seus irmãos iOS, Flappy é um jogo bastante simples: pressione o botão do joystick e fará com que o seu amigo pássaro bata as asas, e quanto mais você batê-las, mais você subirá. Seu objetivo primário (aliás, seu único objetivo) é alinhar seu pássaro com as aberturas entre os tubos que se aproximam, e assim passar incólume entre eles. Se você trombar com um tubo, é "game over!". Flappy está à venda no site da Atari Age, por U$ 20,00 (vinte dólares). O pack vem composto de um cartucho 4k, sua respectiva caixa e manual, e quando for comprar o seu, especifique se o quer no sistema NTSC ou PAL-60, caso não o faça, a Atari Age enviará, por padrão, um cartucho NTSC. Mas isso não é problema hoje em dia, não é mesmo?
O tradicional estilo Atari Age

Palavras de Michael Haas, programador de Flappy: "Meu jogo Flappy não é uma cópia de Flappy Bird.
Ele pede a "voar através de tubos", mas eu programei-lo da maneira que eu queria jogar - divertido e bem-humorado."
Tela-título de Flappy

O Flappy Bird original ficou popular porque ele é incrivelmente difícil. Eu não iria fazer e vender um jogo que é uma piada, devido ao fato de que é incrivelmente difícil.


Flappy voando entre os tubos mortais. Faltou a planta carnívora do Mario, heheheh!

Eu fiz isso para vender, porque o meu é um jogo que você pode jogar, se divertir jogando, mostrando aos outros que o Atari 2600 pode ter jogos dos quais você pode falar bem, e eu fiz isso de modo a torná-lo engraçado.

Coisas que implementei:

Estender a imagem em 16: 9, com seu controle remoto de TV para um visual moderno a partir de um sistema de 1977.

Adicionei um controle de "autofire", se você quiser  dar-lhe lotes de movimento ascendente. Isso vai deixá-lo como o jogo original. "Autofire" existe em alguns controles, e existem alguns tipos de plug-in, para poder usar o recurso nos controles que não dispõem disso.
Manual e outras mídias físicas: cada vez mais raros

Para comprar Flappy, acesse o site do Atari Ages.

Star Castle - Três décadas atrás, Howard Scott Warshaw, considerado um dos melhores programadores da Atari, afirmou que era impossível converter este título originário dos arcades para o nosso querido 2600. Bem, alguém meteu a cara e fez! Não é um jogo tão novo, já que foi lançado em 2012. Mas já que o Atari 2600 é hoje uma peça de museu, então está valendo! Veja como foi a epopéia, com o meu amigo Eric Fraga, do Cosmic Effect!

DREAMCAST - Tido como o melhor equipamento da SEGA para entretenimento domiciliar, o console dos sonhos de muita gente não teve lá tantos títulos de nave, mas todos os que foram lançados são excelentes jogos. Com o fim da produção, no entanto, o menino dos olhos de muitos fãs não ficaria totalmente abandonado. Alguns desenvolvedores independentes e pequenas produtoras soltaram aqui e ali, verdadeiras pérolas em forma de jogos de nave. Ei-las:

FAMICOM/NES - Aguardando atualização

GAME BOY - O portátil da Nintendo tem uma grande e fiel legião de fãs, e mesmo não sendo mais fabricado nenhum item ou acessório para ele, novos jogos continuam a ser produzidos pelas mãos de desenvolvedores abnegados. Confira algumas dessas novidades:


Galaticus - A tendência de novos jogos para velhos sistemas chegou também ao famoso portátil da Nintendo, e como não poderia deixar de ser, temos alguns títulos interessantes, todos os listados a seguir são filhos da mesma ninhada, a GB JAM 3. Galaticus é uma versão incrementada do aclamado GYRUSS, o qual saiu originalmente para arcade e posteriormente foi portado para NES. Confira algumas imagens e baixe a versão para PC na página da GBA JAM 3.

Arte de caixa

Tela título de Galaticus

Tela do jogo em ação: a novidade fica por conta do "toggle hud"

Pequenas "cutscenes" entre fases, para relaxar

Jogo novo, com cara de clássico

O jogo obteve a 18ª colocação entre os 247 jogos apresentados na GBA JAM 2014, o que a despeito das "lendas" que dizem que os jogos de nave morreram, é um ótimo resultado.

LPC - Low Poly Cilinder - Classificado logo após Galaticus, LPC, ficando com a 19ª colocação na GBA JAM 3, este estranho jogo consiste em você controlar uma nave(?) voando através de um tubo cilíndrico cheio de obstáculos, evitando colidir com os mesmos. Ainda não descobri se a nave(?) do jogador atira, apenas voei através do dito tubo, evitando a morte por colisão. O gráfico lembra a abertura de Starfox do SNES, quando o jogador viaja pela rampa de decolagem da base Corneria, na qual aparece a célebre mensagem "SCRAMBLE", alguém se lembra? O objetivo, guardadas as devidas proporções, lembra uma mistura de Fantastic Voyage, do Atari 2600 com Sewer Shark, do SEGA-CD. Confira a página do jogo aqui.

Tela título de LPC - Low Poly Cilinder

 Voando pelo tubo


Morreu, zezinho, virou farofa!

Desculpem pelo péssimo som, não consegui configurar corretamente

Orion Hunter - Não consegui informações sobre este jogo, mas também é filho da GBA JAM 3.


O game é tão obscuro, que só consegui uma foto e um video,e de péssima qualidade :(

Out Of Sight - Esta é a sua chance de destruir seus inimigos sem arriscar o pescoço: controlando um DRONE, sobrevoe campos e instalações terroristas, com o objetivo de destruir alvos pré-determinados. No entanto, cuidado: civis inocentes podem estar no caminho, na hora de atirar. Defenda os interesses de sua pátria, sem cometer excesso, ok? detalhe: Não sou eu jogando no video, heheheh!
Um drone militar não é algo muito comum em capas de jogos

Tela título não entrega o jogo logo de cara

Cuidado com os civis inocentes!

Quem não correu, morreu!

A escuridão não protegerá o inimigo!

Não sou eu jogando, ok?

Confira o jogo na página da GBA JAM 3, na qual ficou com a 27ª posição. Infelizmente, não conseguimos a "rom". Detalhe: esse jogo tem restrição etária, por causa da violência e linguagem chula apresentada nos diálogos entre os personagens.

Crianças, saiam da sala!

Space Echoes - Emplacando logo após Out Of Sight, este jogo bacana na linha de Gradius, Parodius e similares conseguiu a 28ª colocação. Gráficos e sons a contento, o jogo é bem divertido, com a dificuldade sendo incrementada gradativamente. Há uma boa gama de armas à disposição do jogador, o scroll da tela é bom, eu gostei. Faz falta, no entanto, um autofire com menor atraso entre os disparos, usando a arma básica é bem difícil destruir certos inimigos. Fora isso, é um bom jogo.
Velha fórmula, diversão garantida
Lá vem a onda!
Chefes durões
video
Novamente, não consegui configurar o som corretamente, na hora de gravar o video...

Confira o jogo na página da GBA JAM 3.

GENESIS/MEGA DRIVE - O mais amado entre todos os consoles sempre teve excelentes jogos de nave em sua biblioteca, e mesmo com o fim de sua produção, seus fãs não o deixaram morrer! Com a volta de sua fabricação pela empresa brasileira Tectoy, há uma grande expectativa que muito mais novos títulos aportem no console! Oremos! :)

Airstriker - Produzido em 2008 pelo pessoal do Electroindex, este é um shooter vertical, na linha dos arcades dos anos 80, suporta dois jogadores e conta com um modo de resistência.
Capa muito bacana!

 Tela título

Que venham as hordas inimigas!

Não obtive muitos dados sobre o jogo, apenas que você o encontra para baixar aqui.

No site do jogo diz que funciona apenas com uso de emuladores, mas testei num mega drive real, com um cartucho EVERDRIVE, funcionou perfeitamente. Já estão planejando a sequência do jogo, mas desta, por ora, fiquem apenas com as fotos.

 Tela título do segundo jogo, ainda em produção
Que venham mais hordas inimigas!

Antarex - Este é um jogão muito legal, que já foi divulgado neste blog, confira neste link.


MASTER SYSTEM - Aguardando atualização

MSX - O mais aclamado entre todos os computadores pessoais da era 8bits nunca foi tão bem suprido de novos títulos quanto nos tempos atuais! Competições de dsenvolveimento para a paltaforma pipocam aqui e ali, em todos os cantos do mundo. Se você já é um usuário antigo do sistema, acompanhe as novidades e se você nunca teve o prazer de jogar os títulos desta poderosíssima máquina do tempo, faça isso agora!

Mecha 8 - Este é um jogo muito bacana. Foi o quinto colocado na 11ª MSX Dev, no ano 2012, é um "homebrew" de autoria de Oscar Gutierrez Toledo. Segue mais ou menos a linha de "ALESTE" e está disponível para baixar aqui.

Descubra os segredos com esse "1CC"

Nayade Resistance - Desenvolvido para a MSX Dev 2014, este jogo horizontal de autoria do indie conhecido por Pentacour, mistura elementos da consagrada série Gradius/Nemesis/Salamander com a adição de puzzles. Não consegui configurar para usar o joystick nem a pau, boa sorte aí para quem quiser tentar, mas segundo o autor, roda sim, com joystick. Joguei usando o teclado mesmo, e achei bem difícil.
video





Pedreira pura, sem mistura!

Download e mais informações, no fórum do MSX Dev 2014. As últimas novidades do jogo datam do dia 23/06/2014.

Uridium48 - Para este jogo horizontal, o autor promete scroll suave, com velocidade entre 50 e 60 fps, e exibir até 64 sprites na tela. O pacote para download vem com arte de caixa, versões da rom para Windows e Mac e um curioso manual em forma de mangá, seguindo o exemplo de SPACE MANBOW.

O cartucho com a versão LIMITED DELUXE EDITION já está disponível para pré-venda pela quantia de £$ 28,00 (custa 30, mas te dão £$ 2,00 de desconto, se comprar agora) + frete. O pacote LIMITED DELUXE EDITION apresenta novos e exclusivos recursos em um cartucho de 64K, com carcaça de plástico e manual físico, tudo acomodado em um case muito bacana, além de capa exclusiva e documentação. Os cartuchos são numerados, fabricados pela Repro Factory.



Preço pré-venda: 30 Euros 28 Euros + frete. 
Peça já o seu URIDIUM LIMITED DELUXE EDITION e ganhe um desconto de 2 euros sobre o preço final. Envie e-mail para ericb59@ebsoft.fr para fazer sua encomenda.

O jogo conta ainda com som em FM e suporte para monitores VDP Toshiba.
Nesses famigerados tempos de compras de jogos via download, pegar a caixinha do seu jogo e manuseá-la com todo o cuidado do mundo é algo que não tem preço:)
A equipe abnegada

 Uma introdução clássica

Hora de dar o fora! A nave-mãe vai explodiiiiir! 

Bem, por cá eu não consegui fazer o jogo rodar nos meus emuladores, tentei o RUN-DMSX e o BlueMSX. Mas aí vai um video gravado pelos desenvolvedores:
Esta fase tem uma pitada de MACROSS do NES

Wing Warriors - Atualizando este tópico, anuncio aqui a chegada de mais um novo título para MSX: a desenvolvedora espanhola de jogos multi-plataforma Kitmaker está trabalhando em um jogo vertical, e à primeira vista lembra um pouco o clássico da Namco "DRAGON SPIRIT". "Wing Warriors" contará com três personagens à disposição do jogador. Por enquanto, pouco se sabe sobre este projeto, mas por enquanto você pode dar uma espreitadela nestas imagens de demonstração:

A (para mim) desconhecida Kitmaker

A tela título lembra "LEGENDARY WINGS" do NES

Excelente tela de seleção de personagens

O gráfico "in game" é surpreendente!

Aguardemos, parece que será um excelente desafio!

video
Como o jogo ainda não está pronto, avaliemos com cuidado

A julgar apenas pelo que vemos neste video, velhos problemas dos jogos do MSX permanecem, como glitches, scroll travado, e som de brick game", mas acredite, É MUITO DIFÍCIL programar uma bagaça dessas, ainda mais que aqui não se busca o novo sucesso do PS4 ou X-BOX, é um jogo para nosso querido MSX, e nesse quesito, é um produto acima da média, apenas por esta prévia. Produzir novos jogos para sistemas antigos e ainda comercialmente é uma empreitada para poucos abnegados, e por que não dizer, loucos. Para mim, o jogo é uma boa mistura de elementos clássicos, o cenário e a ambientação lembram mesmo DRAGON SPIRIT, já o personagem do jogador me lembra GYNOUG do Mega Drive e LEGENDARY WING, do NES. O colorido inegavelmente se deve à influência "KONAMÍSTICA" de TWIN BEE, e sinceramente, aguardo com grande curiosidade pelo resultado final!

Links de divulgação: KitmakerMSX.ORG, Bytemaniacos e You Tube



NEO GEO - Considerado um item para poucos, o console da SNK é um dos mais cobiçados objetos já fabricados pela mão humana! Com uma biblioteca simplesmente avassaladora em comparação aos rivais de sua era (e até mesmo comparado aos consoles de hoje), o Neo Geo simplesmente destrói! Já não bastava ter clássicos Alpha Mission, Blazing Star, Ghost Pilot ou Last Resort, agora os felizes usuários do console contam com a "mão divina" da produtora NGDEV-TEAM, uma empresa alemã que despejou uma enxurrada de novos - e BONS - títulos para o mais poderoso console de 16bits!

Crouching Pony Hidden Dragon - Jogo cheio de sacadas humorísticas que sacaneia o filme "O Tigre e o Dragão". Produzido pela desenvolvedora Le Cortex, mistura RPG com SHOOTER. Confira aqui.

Fast Striker - Jogo produzido pela NG Dev, para poucos felizardos. Saiba mais aqui.

Gunlord - Esse lançamento para os poucos felizardos proprietários de Neo Geo e Dreamcast já foi divulgado neste humilde blog. Acesse aqui.

Neo XYX - Jogo lançado pela mesma produtora do jogo acima, também já citado aqui, neste blog.

NES - Aguardando atualização
NINTENDO DS - Aguardando atualização
ODISSEY - Aguardando atualização
PC ENGINE/TURBOGRAFIX 16 - Aguardando atualização
SUPER FAMICOM/SNES - Aguardando atualização
WONDERSWAN - Aguardando atualização



7 comentários:

  1. Excelente ideia e iniciativa Tião, isso demonstra que o cenário RETRO esta mais vivo do que nunca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, meu chapa! Sempre apostei na idéia de que valia apena se produzir novos jogos para velhos sistemas, e pelo visto, não estou só! Este artigo será sempre atualizado, à medida em que eu encontrar novos títulos.

      Excluir
    2. Boa noite tião, procure pelos jogos de Dreamcast no site da Hucast. Lá tem jogos nesse mesmo contexto que você citou alguns. Parabéns pela iniciativa cara.

      Excluir
    3. Obrigado pela dica, vou adicionar os de Dreamcast também!

      Excluir
  2. Tião, você está de parabéns, lembrou bem desses jogos. Eu me amarro no Uridium do C64, ainda vou chegar na dita cuja última fase. Essa versão de MSX deve ser muito massa, o Péricles chegou a comentar no Jogos de Nave sobre ele.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a ideia da matéria.
    Tem coisas aí que eu desconhecia. Ainda não li tudo, mas vou!

    ResponderExcluir
  4. Excelente matéria!Vários jogos que foram citados eu nunca tinha ouvido falar. É legal ver que a antiga jogabilidade retrô e gráficos ainda são usados por alguns desenvolvedores. Eu lembro que quando baixei o fullset de roms do Atari 2600, um protótipo me chamou a atenção, "Elevator Action". Não sei se o jogo foi concluído. Até que estava bem feito.

    ResponderExcluir