terça-feira, 9 de julho de 2019

EXODUS - Jogo novo para MSX Turbo-R

“A humanidade teve que deixar a Terra e ocupar outros lugares para sobreviver, após o homem, faminto de ganância e poder não impedir o esgotamento dos recursos naturais e energéticos, bem como sua passividade frente ao crescimento demográfico, resultado de uma economia liberalizada e globalizada que não compreendia fronteiras, classes sociais ou ideológicas, e que levaram à luta constante e contínua pelo controle do mercado... da miséria.

Nada de excepcional na tela-título, mas só o fato de ser um novo jogo para nosso querido MSX já é algo digno de nota!

A vida na Terra se tornou tão detestável que dissidentes grupos de líderes, empresários e fortunas ricos, juntamente com grupos enormes de todas as camadas sociais, e tirando partido dos avanços tecnológicos do momento, decidiram realizar um vôo interespacial para começar uma nova era pela Humanidade. Criar novas sociedades e aprender com os erros cometidos na Mãe Terra.

Foi assim que, pouco a pouco, grandes naves com passageiros partiam para lugares anteriormente inexplorados, atingindo outros planetas, luas e até asteroides, o que os tornava habitáveis criando tecnologias inovadoras com recursos naturais próprios.

Depois de séculos vivendo e coexistindo em harmonia nas novas Terras, como se chamavam, parecia inevitável que, mais cedo ou mais tarde, aparecessem contatos alienígenas.

Cada nova sociedade enfrentava o contato à sua maneira e, como aconteceu na aurora da Humanidade, surgiram outras sociedades nascidas da interação entre alienígenas e humanos. Em alguns deles, os homens eram a classe dominante, em outros, misturavam-se indistinguíveis em direitos e obrigações.

Mas infelizmente também houve sujeição alienígena que foi suportável por algum tempo, mas que irremediavelmente levou a conflitos, rebeliões e guerras intermináveis.

Esta é a história de uma daquelas sociedades que se levantaram contra o opressivo império alienígena e decidiram, como Moisés, sair do Egito em busca de uma nova terra prometida, uma nova liberdade.

Mas para isso você terá que se afastar das hordas alienígenas que tentarão impedi-lo.

Aqui começa a aventura, o êxodo, a busca pela liberdade ...”

Gráficos simples, sons medianos, jogabilidade excelente!

Esta é a história que dá origem ao EXODUS, o segundo jogo do Jos'b para o 15º aniversário do MSX-BASIC Contest, um “matamarcianos” de rolagem vertical que aproveita o Kun BASIC no MSX turbo R para obter um melhor desempenho ao apresentar os inimigos na tela e rolagem do “scroll”. Isso resulta em excelente jogabilidade, com um movimento suave tanto dos inimigos quanto da nave.

A mecânica do jogo é o clássico do gênero: mate todos os inimigos para percorrer os diferentes níveis, enfrentando, ao final de cada um deles, um “chefão”. Nossa nave tem um escudo de proteção que quando chegar a zero, será o fim do jogo. Felizmente, de tempos em tempos, aparecerá uma cápsula que, quando destruída, substituirá todo o escudo.

Segundo quem tem a máquina real, a performance é duas vezes melhor que a mostrada no video. Usei o emulador BRMsx, com a configuração de MSX TurboR simples

----------------------------------------- [COMO JOGAR] -----------------------------------------
Como um astronauta clássico, você deve usar o joystick ou as setas para mover a espaçonave na tela e a barra de espaço para atirar, ou o botão do joystick, na porta um.

A tela é dividida em duas zonas, a área do marcador e a área do jogo. Basta você atirar nos marcianos para obter a melhor pontuação e atirar nas cápsulas verdes para recuperar o campo de proteção de sua nave.

Há um "chefão" ao final de cada nível, você tem que matá-lo para passar para a próxima fase. Quando sua blindagem chega a zero, o jogo termina.

--------------------------------------- [ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS] ---------------------------------------

MSX TurboR

Infelizmente, o jogo só foi desenvolvido para o MSX TurboR, usando o KunBasic. Então, se você não é um possuidor afortunado de uma máquina dessas, jogue em algum emulador. Para isso, o jogo é fornecido gratuitamente, no formato ROM.

O jogo só foi testado em máquinas reais. Eu não sei dizer se funcionará bem em emuladores.

--------------------------------------- [ARQUIVOS INCLUSOS] ---------------------------------------

EXODUS.TXT - Estas instruções
AUTOEXEC.BAS - Game Loader (configuração, dados e menu principal)
GAME.BAS - Jogo
EXO1.VRM - Binário com definição de caracteres
EXO2.VRM - binário para Sprites
EXO3.VRM - Binário para Pergaminho e inimigos
XBASIC.BIN - Turbo Basic
EXODUS.DSK - Jogo no formato .dsk
EXODUS.ROM - Jogo no formato .rom

--------------------------------------- [CRÉDITOS] ---------------------------------------

Javier Franco (Jos'b) código, gráficos e sons. O código é 100% Basic sem aditivos e ocupa apenas 5 kilobytes. Foi desenvolvido em apenas 10 dias.

Eu agradeço quaisquer informações sobre bugs antes que me esqueça como o código foi escrito.

4 de julho de 2019

Espanha

Javier Franco
(*) A maior parte do texto desta postagem é de autoria de Konamito, do site MSX Blog.

Boa sorte na missão, piloto!

Download

Nos testes aqui, confesso que fiquei um pouco decepcionado com a performance geral do jogo, esperava mais de algo que foi feito para o famoso TurboR... Mas quem tem a máquina real me garantiu que o jogo é 2x mais rápido do que é mostrado no video e depois da terceira jogada observei que as animações de explosões são bacanas e o cenário construído com retículas de pontos ou caracteres ASCII (parecem ser, para mim) ficaram muito bacanas, apesar de simples. Não gostei do boss roubado, e das hitboxes grandes demais. O maior defeito, no entanto, é simplesmente não ter música :(

Notas:

Dificuldade: 
Efeitos sonoros: 
Gráficos: 
Jogabilidade: 
Música: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário