sexta-feira, 12 de julho de 2019

IRENA: GENESIS METAL FURY - jogo novo para Mega Drive

Já é sabido por todos que a onda retrô veio para ficar, pelo menos por um bom tempo. A magia que um jogo com gráficos em "pixel art" exerce sobre as pessoas é algo incomensurável, imparável, incomparável.

Somente este ano foram lançados mais de 50 jogos novos (contando-se somente os de nave, ok?) para máquinas antigas, a maioria para MSX e em segundo lugar, para Mega Drive. Um desses jogos é IRENA - GENESIS METAL FURY, lançado há poucos dias.

Logo bacana

O projeto, de autoria do estúdio francês White Ninja, tem cara de THUNDER FORCE, de tão bom que está ficando: um shooter horizontal de primeira, com armas variadas, boa dificuldade, arte gráfica e sonora bacanas, tem tudo para emplacar junto aos fãs do Mega Drive. A rom-protótipo está sendo distribuída gratuitamente, sob a condição de que NÃO PODE SER VENDIDA. Uma mensagem mostra isso na tela boa parte do tempo, então, se você vir algum cartucho à venda com esse jogo, não importa se em um pack, coletânea ou solo, denuncie ao autor, pois quem comprar estará sendo lesado, estará pagando por um protótipo e não pelo produto final.

Especificações de sua nave

O jogo está ficando muito bacana, certamente será digno de constar em qualquer coletânea de shmups do Mega Drive; O sistema de evolução de armas é baseado na valha coleta de "power ups", já conhecido por todos nós; O esquema de pontuação é simples, sem firulas e de fácil aprendizado.

Rodando num console real, com a rom inserida em um cartucho Everdrive

Uma prévia da aparência do cartucho

 Aquele gostinho de Thunder Force 4

Aqui, com filtros


A programação está sendo feita utilizando-se o kit SGDK (Sega Development Kit), um pacote de ferramentas de desenvolvimento para Mega Drive e Sega-CD, que vem conquistando muitos adeptos, principalmente entre os fãs da linguagem C, na qual o kit é baseado.

Obviamente, não poderia faltar uma bomba "mata-tudo"


Foto: Divulgação/ShmupsBR

Foto: Divulgação/ShmupsBR
Modelo da nave Irena, em Lego

Caramba, fiz vergonha no video, mas tá valendo :)

Por enquanto, é só o que temos a falar desse incrível título, ficamos no aguardo das novidades. Você pode acompanhar o desenvolvimento através do Twitter do estúdio White Ninja. Para baixar a rom, clique aqui.

Notas:

Dificuldade: 
Efeitos sonoros: 
Gráficos: 
Jogabilidade: 
Música: 

Atualizada em 22/07/19 às 14h46 - As fotos dos modelos da nave Irena em LEGO foram devidamente creditadas a ShmupsBR.

2 comentários: