sábado, 8 de dezembro de 2018

FLIGHT OF PIGARUS - Jogo novo para o Master System

Mesmo com o avanço da tecnologia, e apesar dos fabricantes de jogos eletrônicos encerrarem a produção de diversas plataformas, todos os consoles antigos têm enormes fanbases, compostas por entusiastas e desenvolvedores dedicados, que passam todo o seu tempo livre produzindo novas versões melhoradas de jogos clássicos, traduções e principalmente, novos jogos.

Com a galera do Master System não é diferente, nos últimos anos tivemos bons laçamentos para o querido 8bits da Sega, como MECHA-8, seu sucessor MECHA-9, SKY FIGHTER e outros.

Na postagem de hoje, temos FLIGHT OF PIGARUS, um "caravan shmup" vertical no qual você é Pigarus, o porco voador. Escolha o modo 2 ou 5 minutos e tente marcar o máximo de pontos possível no tempo determinado.

Tela-título da versão ocidental

Tela-título da versão oriental

Em nossas jogadas de teste, é inevitável notar referência a grandes títulos similares do passado, como ZANAC, TWIN BEE, BOMBER RAID, SOLDIER BLADE, entre outros. Vou mais além: acredito que essa era a intenção do desenvolvedor, conhecido no cibermundo pelo nome de "Kagesan".

Altas referências!

Por semelhanças com SOLDIER BLADE, temos o estilo de armas e os cenários destrutíveis; Em comum com TWIN BEE temos o estilo artístico cartunesco, o qual também lembra a série PARODIUS, embora aquela seja de jogabilidade vertical; Já as semelhanças com ZANAC e outros jogos da Copile, como a série ALESTE, ficam por conta dos "power ups" coletáveis, que caem no estilo cascata, ao se destruir suas naves de transporte; Finalmente, em comum com BOMBER RAID estão o fato de ser para Master System, e da ambientação ser referente a áreas de marinas, arquipélagos e afins. Há ainda referências a vários outros jogos, as quais deixo para você descobrir.


Os chefes são durões!

Me deixou triste o fato de não se dispor de uma bomba, às vezes o jogo fica bem difícil e este recurso faz falta. Deixou-me frustrado também o fato de não se dispor de um modo "história", apenas o modo "caravan", nas dificuldades "2 minutos" e "5 minutos". Quando você está bem empolgado, o jogo acaba. 😩

Jogo bonito, jogo bem-feito, jogo formoso! 😊

No geral, é um ótimo jogo, excelente para disputas rápidas por placar. Tudo nele está bem-feito, foi bem planejado. Nossos agradecimentos ao Paulo "Nitrofurano" Silva e a turma do SHMUPSBR, pela preciosa dica.

Ainda não consegui essa pontuação!

Eu sempre qui fazer um shmup usando os recursos do RPGMAKER, mas nunca tive boas idéias... Agora sei como fazer!

Video demonstração

Notas:

Dificuldade: 
Efeitos sonoros: 
Gráficos: 
Jogabilidade: 
Música: 

Download aqui
Perfil do autor: http://www.smspower.org/forums/member7411

Nenhum comentário:

Postar um comentário