sexta-feira, 9 de agosto de 2013

[TASBPANews] Duality ZF - XBLIG

Antes de mais nada, para quem não sabe o que é Duality ZF, ele é um jogo - não lançado - desenvolvido para Xbox Live Independent Games (XBLIG), veja o vídeo abaixo.


XonaGames. Duality ZF - 2010-May - 8 Fighters via G-MODE (Xbox 360/PC; Shoot'Em Up; Shmup; 2D Shooter; STG).
Disponível em: http://youtu.be/9_73E8Z_DjM
Acesso em: 09. Ago. 2013.

Mestre Kollision, redator deste blog, questionou no fórum Shmups sobre o desenvolvimento de Duality ZF e abaixo temos a transcrição da conversa.

Kollision:
"Então...
Com o iminente encerramento da XBLIG / XBLA (Xbox Live Arcade*), o que houve com este antigo promissor projeto? Alguma novidade para uma nova plataforma?"

Matthew Doucette (cofundador e produtor de jogos):
"(Eu deveria mudar o título deste tópico, mas eventualmente se tornará verdadeiro.)

Nós estamos explorando todos os meios para retomar Duality ZF. Estamos procurando levar o código fonte para o MonoGame - software gratuito utilizado por desenvolvedores de jogos para produzir games para Windows, Windows Phone e outros sistemas* - e com isso exportar para diversas plataformas (PC, Xbox, Playstation, OUYA e ainda celulares).

Por hora, nós estamos iniciando os trabalhos com nossos jogos Decimation X3 e Score Rush, e então iremos aplicar o que aprendemos com Duality ZF... o qual deve ser divido em alguns outros jogos para então provavelmente lançarmos Duality ZF. Um pequeno começo, algo assim.

Espero que o suporte para os jogos independentes do Xbox One e PS4 seja melhor. Eles precisam ter ferramentas boas ou ter algum suporte para o que é largamente utilizado na indústria (como MonoGame), permitindo-nos desenvolver para seus consoles sem precisar comprar kits de desenvolvimento que custam 5, 10 mil dólares, e ter o apoio adequado em sua loja digital. Esta foi uma falha na XBLIG a qual tentamos contornar com nossa proposta da XONA, http://xona.com/proposal/, XBLIG poderia ter tido suporte para leaderboards e conquistas também, mas isso foi outra falha na XBLIG.

De qualquer forma, resumindo, nós ainda estamos com planos para Duality ZF, mas aprendi ao longo dos anos em nunca fazer promessas! Nós agradecemos que o interesse (pelo jogo*) continua!

É engraçado, mas conforme o tempo passa, ninguém percebe o buraco que estamos tentando preencher. Alguns poucos estúdios de verdade fazem o verdadeiro "retro". Eu sei que vocês odeiam chamar os jogos de shmups retro, mas vocês sabem o que quero dizer! :) Eu acho que o ponto é, Xona Games ainda tem seu lugar na indústria."

* Notas do tradutor

A discussão no fórum Shmups você pode acompanhar clicando aqui, há mensagens mais antigas, mas o tópico em questão ficou um bom tempo sem novidade alguma.

E ainda, para quem quer conhecer outros jogos da Xona Games, segue abaixo dois vídeos. Decimation X3 é uma variante do clássico Space Invaders e Score Rush é um arena shmup com gráficos bem - digamos - explosivos.


XonaGames. Decimation X3 - 2010-DEC Trailer (Xbox LIVE Indie Games; Shmup; Shoot 'Em Up; 2D Shooter; STG).
Disponível em: http://youtu.be/YEWWHUUJvxk
Acesso em: 09. Ago. 2013.


XonaGames. Score Rush - 2010-OCT Teaser (Xbox LIVE Indie Games; Shmup; Shoot' Em Up; 2D Shooter; STG).
Disponível em: http://youtu.be/KWybAqrSJMI
Acesso em: 09. Ago. 2013.

O interessante é que Score Rush possui uma versão browser, para acessá-la clique aqui.

Site: http://xona.com/
Facebook: https://www.facebook.com/xonagames
Twitter: https://twitter.com/XonaGames
YouTube: http://www.youtube.com/user/XonaGames

Nenhum comentário:

Postar um comentário