sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

DON'YOKU

Saudações aí, pilotos virtuais! Nem bem viramos o ano e cá já estamos com novas velhas notícias sobre seu meio de diversão (eletrônica) preferido! em mais delonga, um feliz 2019 com muito trabalho e diversão sadia, para todos!

Em 2015 o estúdio espanhol Dark Spot produziu Don'Yoku, um ótimo shmup vertical para PC (Windows), e, na época, o jogo foi muito bem recebido!

Olhaí! Mais uma femme-fatale como protagonista!

Um dos pontos de destaque do título foi o fato de que em pleno 2015, um ano de grandes transformações na indústria dos games,  a equipe do Dark Spot entregou um shmup vertical com pixel art feita à mão! Além disso, a escolha do velho e bom rock como trilha sonora, como sempre, caiu como uma luva para o gênero, a exemplo de LORDS OF THUNDER (Sega-CD).

Trilha sonora à venda, bem-vindos ao mundo dos "DLCs"

A história se passa na década de 1920, período em que sequestradores e mercenários lutam nos céus para roubar a preciosa carga contida nos zeppelins. O jogador assume os controles do caça "Baron Iron Chin" ou da "Duquesa Matilde".

É muita, mas muita  bala!

O sistema de jogo oferece algo novo, os personagens têm diferentes tipos de tiro e seu "Don'Yoku", que age um pouco como uma bomba e permite invencibilidade ou cancelamento (nõ compreendi bem isso, mas sigamos em frente). Mas há também uma boa curva de dificuldade que aumenta com o ritmo do jogo, isto é, ao matar os inimigos com a arma secundária (o laser) eles liberam moedas, e quanto mais se pega moedas mais jogo fica difícil! Então, molecada afoita, o plano de vôo e a estratégia de combate é de vocês!

Esse é um desafio para jogadores "raiz"!

O jogo é bem cheio de opções, permitindo que você jogue no modo vertical ou horizontal e o programa reconhece a maioria dos controles para arcades e PC, além de controles genéricos. Mas a paixão dos desenvolvedores está na presença do modo "Voltar aos anos 90", um modo gráfico com scanlines e cantos arredondados, para se assemelhar a uma tv de tubo,  resultando em um efeito muito bonito!

Chefes mais que durões!

O estúdio Dark Spot conseguiu emplacar DON'YOKU na Steam, ainda nos tempos do Greenlight! 

Teaser/trailler

Até onde sabemos, o jogo foi lançado em 26 de junho de 2015, no site Donyoku.com (hoje fora do ar), ao preço de €9,99 para download destinado às plataformas Windows, OS X e Linux. Ainda na época, o Dark Spot planejavam lançar uma versão física com a trilha sonora em CD. No plano também havia uma pequena chance de ver este belo jogo chegar ao Dreamcast, mas até hoje nunca soubemos do final da saga.

Curiosidade: até o presente momento, Don'Yoku vendeu cerca de 12.000 cópias! UUURRUUUUU!

Compre seu jogo na Steam e divirta-se!
Compre a trilha sonora direto do Japão!
Página do jogo no Facebook


2 comentários:

  1. Vc é o dono do retrogame? Joguei anos no fliperama do edmundo no núcleo bandeirante, me manda oi no zap se for vc 9 81984748

    ResponderExcluir
  2. Não, amigo, não sou dono do Retrogame não, ou apenas um dos editores deste humilde blog e editor do GAME ARTE ( www.gamearte.blogspot.com ). Se você fala do grupo RETROGAMER do Facebook, o dono é o IVAN CARDOSO. Obrigado por acompanhar o TASBPAN, fique sempre de olho, as novidades não param em 2019!!

    ResponderExcluir