terça-feira, 18 de dezembro de 2018

NAYADE RESISTANCE

A capacidade de alguns desenvolvedores de extraírem o máximo de máquinas antigas nunca deixa de me surpreender!

Entre todos os abnegados por plataformas antigas, é inegável destacar os que se dedicam ao MSX. Por ano, pelo menos vinte bons jogos são lançados para este sistema, considerado morto pela indústria há pelo menos vinte e cinco anos.

Desenvolvido para a MSX Dev 2014, de autoria do desenvolvedor indie conhecido por Pentacour, este dificílimo jogo horizontal mistura elementos das consagradas séries Gradius/Nemesis/Salamander com a adição de puzzles. 



A novidade fica por conta do desafio, que beira o absurdo. Você não terá apenas que desviar das balas inimigas, nem somente se esgueirar pelas passagens estreitas e cheias de obstáculos, não, o pesadelo é bem pior! 

De cara, assim que sua nave decola, uma onda selvagem de inimigos já vem em sua direção! Você terá frações de segundos para decidir para que lado tentará fugir, pois nem sempre será possível destruir todos os inimigos!

Para piorar, alguns portões e outros tipos de obstáculos te fazem perder preciosos milésimos de segundo tentando descobrir como abri-los e evitar que sua nave se choque contra eles. E isso em meio ao pesado fogo da artilharia inimiga. 

As naves inimigas têm tendência kamikaze; Se não puderem te abater a tiros, se jogarão em cima de você!

Os gráficos são muito bons, dentro dos limites do MSX1, a música combina com a tensão sempre constante e os efeitos sonoros estão a contento. A estória é contada meio à pressas e de forma rasteira, algo comum nos jogos de nave através das eras.






Pedreira pura, sem mistura!

Não consegui jogar esse jogo com joystick nativamente, só consegui com a ajuda do JOY2KEY. Mas, segundo o autor, roda sim, com joystick nativo.

O jogo é tão difícil, que desisti de tentar gravar video do gameplay!

Download e mais informações, no fórum do MSX Dev 2014. As últimas novidades do jogo datam do dia 23/06/2014.

Confira outras novidades para MSX na postagem "JOGOS NOVOS PARA VELHOS SISTEMAS".

Notas:

Dificuldade: 
Efeitos sonoros: 
Gráficos: 
Jogabilidade: 
Música: 

3 comentários:

  1. Baltron? Não conheço, está anotado para testar em breve!

    ResponderExcluir
  2. Play online:
    https://www.file-hunter.com/MSXdev/index.php?id=nayaderesistanceepisode1

    ResponderExcluir