Analisemos o inventário de jogos de nave indies lançados nos meses de Junho, Julho e Agosto na plataforma Xbox Live (carinhosamente chamada de XBLIG). Minha intenção era ficar somente em Julho e Agosto, mas voltei mais um mês por causa de The Great Paper Adventure.
Vamos lá, dos mais velhos para os mais novos:
Horned Toad Hornswaggle (lançado em 5-JUN-2011, 80 MSP)
Shooter arena bem porcaria com telas estáticas, onde você joga como um lagarto mais estático ainda. O objetivo é tentar sobreviver comendo formigas enquanto você esguicha sangue nos inimigos e foge.
De acordo com o desenvolvedor, há cinco fases com cinco telas cada uma, recheadas de inimigos que vão de escorpiões, cobras, coiotes a insetos dos mais variados tipos.
Esse aqui é muito ruim, somente para masoquistas mesmo.
The Great Paper Adventure (lançado em 11-JUN-2011, 240 MSP)
Disparado o melhor jogo desta seleção, trata-se basicamente de uma versão melhorada de Border Wars, que tinha a mesma premissa mas não conseguiu ser tudo o que pretendia.
A ação é horizontal, com gráficos bacanas baseados em colagens de papel e um leque de inimigos completamente surreais. A primeira fase, por exemplo, é povoada por vacas de todos os lados. Há vários tipos de armas especiais e bombas. A música é bem grudenta, excepcional para quem curte trilhas sonoras old school.
Poopocalypse (lançado em 15-JUN-2011, 80 MSP)
Ideia estapafúrdia porém genial: pomba revoltada com a humanidade sai numa campanha mortal de cagação ao redor do planeta. Cague em cima de tudo e de todos enquanto voa da esquerda para a direita, e receba bônus especiais ao lambuzar pontos turísticos famosos como a Estátua da Liberdade.
O problema de Poopocalypse é que os controles são bizarros, e acostumar-se a eles é meio difícil. Não encontrei nenhuma informação sobre número de fases, então é factível assumir que o jogo não tem fim.
Talvez diferente e maluco demais, vale pelo menos uma espiada.
Mars Revenge (lançado em 22-JUN-2011, 240 MSP)
Clone descarado de Galaga, este joguinho tenta acrescentar valor ao produto por meio de uma infinidade de upgrades e armas especiais. É tudo muito estranho, e aparentemente o grosso da diversão fica escondido nas fases mais adiantadas porque você começa muito fraco. É preciso dezenas de tiros pra matar um daqueles míseros insetos espaciais.
Outra coisa estranha é o tempo de carregamento (loading), francamente abusivo para um jogo de gráficos tão primitivos. Ou seja, você tem que ser muito fã de Galaga pra dar uma chance a Mars Revenge.
Monster Shoot'n Monsters (lançado em 2-JUL-2011, 80 MSP)
Matar coisas coloridas como um doido sem recompensa alguma? Tô fora!
Mais um dos infindáveis clones de Geometry Wars, este aqui é uma lástima porque vem com vidas infinitas e nenhum sistema de pontuação. O mais triste é constatar que a concepção gráfica não é de todo ruim, já que o jogo foi feito pelos mesmos caras que entregaram o horizontal Monsters in Neon Space e tem um mínimo de charme visual.
TurboRocket (lançado em 12-JUL-2011, 240 MSP)
Um twin-stick arena adventure em que você vai de uma tela a outra eliminando inimigos. Infelizmente, os programadores tiveram a capacidade de arruinar um conceito tão simples e bacana.
Mais uma vez não há sistema de pontuação, e as vidas são infinitas. Além disso, há um retardo imbecil que você tem que aturar antes de começar cada uma das 58 fases do jogo, provavelmente um disfarce para o tempo de loading.
O estilo gráfico é minimalista, o que não é vergonha alguma. Vergonha é o que acabei de colocar mais acima.
Divine Justice Zero (lançado em 27-JUL-2011, 240 MSP)
Mais um equívoco que tinha boas condições de ser decente.
A estrutura deste aqui é esquisita porque cada uma das 6 naves que você escolhe está associada a uma fase específica de scroll horizontal, que é jogada independentemente das demais. É como se fossem 6 mini-jogos separados. A mecânica de jogo envolve aceleração e desaceleração para recuperar energia (!).
Alguns gráficos, como o da segunda etapa, são belíssimos, o que denota um verdadeiro desperdício de talento.
WispLisp Array of List (lançado em 10-AGO-2011, 80 MSP)
Joguinho japonês originado no PC, que consiste basicamente num score attack horizontal. Dois níveis de tiro, com disparo especial via absorção de itens e de balas inimigas.
O jogo fica bem difícil logo no começo, lembrando um Trouble Wicthes meio turbinado. Acho que não durei nem mesmo um minuto em todas as vezes que testei a demo, mas quem curte jogos caravan (o que não é o meu caso) vai provavelmente gostar. Não custa nada testar, não é?
GravArena (lançado em 17-AGO-2011, 80 MSP)
Mistura da jogabilidade de Asteroids com o conceito gráfico de Geometry Wars que é destinada basicamente ao multiplayer, sem uma campanha atrativa para quem queira jogar sozinho.
De acordo com o desenvolvedor, trata-se do "jogo perfeito para jogar com seus amigos"... Com os meus não, eu tô fora! No estado em que estou com relação a esses shmups arena genéricos eu prefiro chamar a gurizada pra curtir um Shaq Fu ou um Cosmic Carnage.
Chain Crusher (lançado em 30-AGO-2011, 400 MSP)
Horizontal com uma ideia diferenciada de jogabilidade, onde o objetivo é destruir os inimigos que se aproximam pela direita em explosões sucessivas. Aqueles que passam vão se acumulando no lado esquerdo e diminuem a área livre para manobras na tela.
No papel é bonito, mas na hora do pega-pra-capar o negócio não é tão interessante. O jogo aparentemente não sai do lugar e não tem fim, e o desenvolvedor alega que isso é "simples e excitante". Não pra mim.
Com 400 Microsoft points você pega o ótimo The Great Paper Adventure e ainda sobra pra arriscar em dois dos outros que custam somente 80.
Aviso: apesar de parecerem, informo que Zombies Hate Aliens!, Urgent Evasion e Space Bat não são jogos de nave. O primeiro é uma bobagem que deturpa a ideia de Space Invaders, o segundo somente se parece com Thunder Blade e o terceiro é um clone de Breakout.
Se vocês descobrirem algo mais sobre esses joguinhos, compartilhem informação conosco. Alguns deles podem não ser tão ruins quanto parecem!
Não joguei ,mas existe um Shmup vertical indie para PS3 , chama-se "Hitogata Happa", só para contrariar o lado "360" da força presente no post :P
ResponderExcluirPois é, Leo, nem todo o histórico de shmups da PSN consegue chegar à quantidade de joguinhos desse post!
ResponderExcluirHitogata Happa é bem bom, tal qual os Gundemonium. Qualquer dia desses jogarei um deles a sério...
The Great Paper Adventure foi uma dica incrível. Tô apaixonado por esse game. A trilha sonora é fantástica.
ResponderExcluirGostou, né, Mario?
ResponderExcluirEu fiquei com a musiquinha na cabeça uns dois dias! Hahahaha
Sim! É como aquela música do "Saint Dragon" que repete infinitamente durante todo o game e que gruda na cabeça eternamente.
ResponderExcluirFinalmente, algo pior que Decathlon e ET.
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