sexta-feira, 29 de novembro de 2019

ALESTE BRANCH: NOVIDADES DO SHMUP MAIS ESPERADO DE 2019

O projeto ALESTE BRANCH sem dúvida é o jogo de nave mais esperado de 2019! Desde o início do ano, e porque não dizer - da concepção do projeto, em 2018 - a produção do título vem gerando um "hype" tremendo.

Aqui neste humilde blog já foram mostradas algumas coisas, como um retrospecto da série ALESTE, algumas artes conceituais da piloto Ellinor e sua nave Dragoon, e outras firulas.

Eis que a revista M! Games, em sua edição de nº 315 apresentou aos leitores uma entrevista com Highma Fuyono e Naoki Horii, do estúdio M2, proprietário dos direitos da série ALESTE, responsáveis pela obra. 

O texto que você lerá a seguir foi publicado originalmente na revista alemã M! Games nº 315, que foi traduzido pela primeira vez para inglês e exibido aos leitores no site US GAMER, cuja versão você pode conferir aqui.


Fique agora com a versão brasileira da dita entrevista.
Os textos na cor amarela são comentários pessoais deste editor.

Ellinor está de volta!

Aqui está um ótimo exemplo do cuidado e detalhes que os desenvolvedores retro de da M2 colocam em seus projetos. 

Nos tempos do PlayStation 2, o CEO da M2, Naoki Horii, estava trabalhando na Sega Ages Collection, com Fantasy Zone, quando ele fez uma descoberta decepcionante: não havia uma versão adequada de arcade de 16 bits do Fantasy Zone 2. Tal versão nunca havia sido lançada. Havia apenas no Master System. Então, em vez de apenas adicionar o jogo de 8 bits à coleção, a M2 investiu seu próprio tempo e dinheiro, refazendo totalmente o Fantasy Zone 2 DX, adicionando várias melhorias a um jogo já ótimo. É assim que a M2 está disposta a seguir. 

M2 - Atual proprietária dos direitos da série Aleste

Agora, esta pequena empresa dedicada está lançando um novo jogo de outra série clássica de naves, chamado "Aleste Branch".

Em 7 de setembro do corrente ano, a M2 deu ao público o primeiro gostinho do novo título da série Aleste. No Taito Hirose Entertainment Yard (HEY), uma das mais bonitas casas de arcades restantes em Akihabara, os desenvolvedores fizeram uma apresentação para o novo projeto. Embora não mostrasse nenhuma captura de tela ou jogabilidade, falava sobre coisas como dificuldade e o design da nave do jogador - Aleste Dragoon - mudando com diferentes configurações de armas. Os participantes também receberam uma pasta ilustrada mostrando a heroína Ellinor Waizen e puderam experimentar outros jogos do gênero, incluindo Beep Cotton para X68000 e o ESP Ra De, da M2. E para o PS4 e Switch, mostraram o mais recente título de sua maravilhosa série M2 Shot Triggers.

À esquerda, Highma Fuyono; à direita, Naoki Horii. Responsáveis pelo desenvolvimento dos jogos da M2. Foto de Thomas Nickel. 

A galera da US GAMER foi além, para fazer uma visita à M2 em seu escritório perto de Tóquio. Foram recebidos pelo CEO Naoki Horii, pelo Game Designer Highma Fuyuno e pelo tradutor Ken Senda, e se sentaram entre prateleiras cheias de "jamma-boards", máquinas de fliperama e consoles antigos. Entre goles de chá frio e sem açúcar, conversaram sobre a M2 e seu próximo jogo de nave. Mas antes de chegar à Aleste, outro assunto importante teve que ser levantado.


USgamer: Sr. Horii, ao olhar a mensagem para os jogadores no site oficial do M2, pude ver um grande Virtual Boy parado ao seu lado. Isso é algum tipo de ... mensagem?

Naoki Horii, CEO: [rindo] Não, a presença de um garoto virtual nesta imagem é pura coincidência.

Mas você tem uma certa afinidade pelo Garoto Virtual?

NH: Eu gosto muito do Virtual Boy. Para mim, o Virtual Boy foi a realização de "cyber" na época.

Então, vamos falar sobre a Aleste então. Qual é, a propósito, a pronúncia correta do título?

NH: Eu não sei! Acho que vamos escolher o que for mais legal e oficializá-lo.

A primeira captura de tela de Aleste Branch rodando. Cortesia da M2

USgamer: O último jogo saiu muitos, muitos anos atrás. Por que fazer um novo agora?

Highma Fuyuno, designer de jogos: A primeira razão pela qual estamos criando o novo jogo Aleste agora é porque amamos isso. Além disso ... Manabu Namiki, compositor que trabalhou para nós como diretor de som até 2017, fez amizade recentemente com Keiji Takeuchi, também conhecido como "KG Takeuchi" - também compositor e um dos que escreveu músicas para alguns dos jogos da série Aleste. A reunião inspirou Namiki a sugerir que a M2 fizesse um jogo de Aleste, com o IP já na posse da empresa. Por coincidência, cheguei ao CEO Horii com um plano rudimentar para um jogo de Aleste na mesma época. Horii sentiu como se houvesse alguma força do destino em jogo, e decidiu continuar com o plano. Este foi o começo do que mais tarde se tornaria o projeto "Aleste Branch".

USgamer: Como a M2 conseguiu o IP da Aleste?

NH: Como você sabe, o Aleste original era um IP da empresa Compile. Mas, a certa altura, todos os IPs mantidos pela Compile foram para outra empresa chamada Aiki. Mas quando a Aiki não estava mais por perto, os direitos foram para uma empresa chamada D4E. E então compramos o IP Aleste da D4E. Agora é nosso.

USgamer: Como será o novo jogo? Será pixelizada ou poligonal? 2D ou 3D?

HF: No início dos anos 90, houve um movimento em que as pessoas tentaram criar gráficos que pareciam 3D usando a tecnologia 2D. Isso foi logo antes do lançamento do PlayStation; Jogos como Super Thunderblade ou Galaxy Force. Nosso conceito para a Aleste Branch é recriar esse visual. Um dos requisitos importantes para este jogo é que, como o mercado de jogos de nave não é tão grande, não podemos gastar dinheiro como em um jogo de grande sucesso de bilheteria, por isso precisamos torná-lo pequeno e veloz. Esse é um dos nossos primeiros requisitos. A pixel art no estilo do Super Famicom parece ótima, mas se vamos criar gráficos nesse estilo hoje em dia, isso levará muito tempo e tempo será igual a dinheiro. Hoje, existem poucas pessoas que podem fazer esse estilo de gráfico manualmente, portanto, ficar retro nem sempre significa ficar barato. Portanto, para reduzir o custo, estamos considerando a utilização de ferramentas como o Unity para tornar o desenvolvimento mais econômico.
Arte conceitual de uma das armas da Aleste Branch. Cortesia da M2

USgamer: A M2 é conhecida por grandes ports de jogos clássicos, mas este é um título totalmente novo. Como você aborda isso?

NH: Além dos ports, trabalhamos na série ReBirth da Konami: Castlevania, Contra e Gradius ReBirth. Havia também a versão Arcade da Sega, Fantasy Zone 2. Temos muita experiência em fazer novas entradas em séries clássicas, portanto, fazer o novo Aleste não é realmente uma experiência nova para nós. Mesmo quando fazemos portos de jogos clássicos, adicionamos algo como os "M2 Gadgets". Para mim, a diferença entre ports e um novo jogo em uma série clássica é como a diferença nos ingredientes de vários coquetéis. Se fizermos um port, colocamos coisas mais antigas; E quando fazemos um jogo como o Aleste Branch, há mais coisas novas.

USgamer: O que podemos esperar em termos de dificuldade?

HF: Eu trabalhei em jogos de nave antes e houve alguns jogos muito difíceis entre eles. Pela minha experiência, jogos com níveis de dificuldade mais fáceis são apreciados facilmente por mais pessoas; Eles têm um feedback muito mais positivo. Especialmente nos eventos em que poderíamos nos comunicar diretamente com os fãs, houve muitas ocasiões em que os fãs nos agradeceram por facilitar os modos (Bem-vindos à geração Nutella). Muitas pessoas parecem se sentir isoladas e afastadas de jogos muito difíceis, e às vezes se desculpam por comprar jogos que realmente não podem jogar. Acho que é importante implementar modos de jogo fáceis que as pessoas possam desfrutar imediatamente, e que possam melhorar e desfrutar de modos de jogo mais difíceis.

USgamer: Quantas pessoas estão trabalhando no Aleste Branch?

HF: São basicamente duas pessoas. Estou trabalhando em planejamento e design gráfico. O programador [Masato Yamanaka] também está trabalhando no design do jogo. A música é feita pelo Sr. Takeuchi, a pessoa que mencionamos anteriormente. Eu quero mais pessoas! Deixe-me falar sobre o programador: é a primeira vez que trabalha em um produto comercial. Eu, no entanto, trabalho na indústria de jogos há mais de 25 anos. Então, um é realmente novo para a indústria, o outro está na indústria há muito tempo. Mas esse jovem programador é o melhor jogador do mundo em um determinado jogo de nave, e isso equilibra as coisas. Além disso, ele tem uma percepção muito precisa do que faz um bom jogo como jogador e, como programador, ele pode traduzir os principais recursos que funcionam na linguagem de programação. Então ele é um parceiro muito bom.

USgamer: Existem elementos que você consideraria típicos para a série Aleste?

NH: Aleste é uma série muito multifacetada e, de título a título, existem diferentes recursos. Mas há um denominador comum em toda a série, e essas são suas qualidades de anime. Em outras palavras, isso significa que a série é rápida em acompanhar as últimas tendências da subcultura de anime e incorporá-las aos novos títulos. Em nosso novo título, Aleste Branch, estamos tentando incorporar as tendências atuais da subcultura de anime e colocar coisas que os fãs de anime reconhecerão rapidamente e acharão interessantes.


Mais duas das primeiras capturas de tela de Aleste Branch, exibidas pela M2, que será lançado no próximo ano. Cortesia da M2

USgamer: O que você pode nos dizer sobre o design da personagem principal?

NH: O design da personagem principal é feito por um artista chamado Komatsu Eiji, considerado um artista de primeira classe no gênero de robôs e bishojo/garotas bonitas. O artista está muito familiarizado com a série e é ótimo trabalharmos com ele. Ele também é desenvolvedor de jogos independentes e lançou um jogo de tiro independente bastante conhecido para PC-98. Ele fez todos os gráficos. O jogo é chamado "Flame Zapper Kotsujin". "Kotsu" significa "Chama", "Jin" significa "Poeira". Então é "Poeira de Fogo" (na matéria original, traduziram "Kotsujin" como "Bonedust").

USgamer: Que lembranças pessoais você tem da série Aleste?

NH: Eu realmente gosto da série Aleste no Master System. E também Mahou Daisakusen, que é chamado Sorcer Striker nos EUA. Havia um jogo de nave no NES chamado Zanac e não foi portado para o Master System. Mas o primeiro Aleste no Master System é basicamente um port de Zanac, cujo título foi alterado. Portanto, é um lançamento bem-vindo para aqueles que aguardavam o lançamento do Zanac no Master System. (este editor discorda, além de considerar um pecado mortal não falar em Aleste e Zanac de MSX 😡 mas nós falamos aqui!)

USgamer: Aleste no Master System é muito, muito difícil. (se esse povo visse a versão de MSX, tava lascado, hehehehe!)

NH: Se você usa a arma número 3, é muito fácil. Mahou Daisakusen/Sorcer Striker foi criado pela mesma equipe de Musha Aleste. Quando joguei pela primeira vez no fliperama, talvez em 1994, ele não era comercializado como parte da série Aleste e também não era um jogo da Compile. Mas ao jogar, parece exatamente com Aleste, então eu pensei que era um Musha Aleste para fliperama! Lançamos o jogo como parte da série M2 Shot Trigger para PS4 no Japão. Mahou Daisakusen e Musha Aleste foram feitos por um programador chamado Yuichi Toyama.

HF: Talvez seja difícil para vocês na Alemanha entenderem, mas no Japão, houve uma briga entre os usuários da Sega e da Nintendo (este que vos escreve se surpreende com essa declaração, até parece que só houve "console wars" por lá. Me pareceu, à primeira vista, que para os japoneses, o mundo é só o Japão...). Eu era um dos membros da Sega, então tive uma postura difícil em relação aos jogos do SNES. Eu acreditava que em relação aos jogos de nave, os jogos do Mega Drive eram muito melhores que os jogos de SNES (e são mesmo). E, em particular, pensei, Musha Aleste era o melhor dos melhores. Mas então eu descobri o Super Aleste, que também foi produzido pela Compile, e ver que foi um choque enorme para mim. Quando eu realmente joguei, gostei muito, ao contrário das minhas crenças, então fiquei muito confuso. Foi isso que deixou a maior impressão em mim.

A M2 foi fundada em 1991 e, desde então, trabalha em emulação de jogos clássicos e em seus próprios jogos originais, como o recém-anunciado Aleste Branch. Imagem de Thomas Nickel

USgamer: Eu pensei que o SFC não poderia fazer uma ação rápida. Eu fiquei surpreso. (não, amigo, não faz! Seus olhos te enganaram, hahaha!)

NH: Foi o trabalho de um programador chamado Jemini Hirono, e quando ele criou o Super Aleste, ele pensou exatamente em como poderia fazer um jogo de nave no SNES que não diminui a velocidade. Esse era exatamente o objetivo dele.

USgamer: Quando será lançado Aleste Branch?

NH: Nesse caso, responderemos de maneira diferente. Sou o CEO, por isso falo da minha esperança na empresa e o Sr. Fuyuno está mais fundamentado na realidade. Espero que minha resposta seja na próxima primavera, em março. Março de 2020. Mas talvez dizendo 2020...

HF: Minha resposta é ... no próximo ano.

NH: Bem, talvez digamos que março de 2020 não seja muito realista ...

HF: A propósito, a razão pela qual nosso novo Aleste se chama Aleste Branch é porque eu gosto muito de Contra: Hard Corps e a história no Hard Corps se ramifica após todos os níveis. Essa abordagem é adotada em Aleste Branch.



No final de dezembro, a M2 planeja mostrar a primeira filmagem real de Aleste Branch. Até então, as capturas de tela mostradas aqui são as primeiras imagens divulgadas em todo o mundo. A série novamente parece estar caminhando em uma direção totalmente nova - o que é uma coisa boa, especialmente porque agora está nas mãos capazes da M2. Se o seu excelente trabalho no Fantasy Zone 2 e o cuidado que eles tiveram na série M2 Shot Trigger são alguma indicação, não há desenvolvedor que possa confiar mais em fazer justiça a uma série tão clássica.

A imagem do cabeçalho foi  usada em um cartaz que foi distribuído exclusivamente aos visitantes da apresentação de Aleste Branch no HEY em Akihabara, em 7 de setembro do corrente ano.

Palavras da US Gamer: "Correção, 27/11/2019: A introdução originalmente afirmava que não havia jogos de Fantasy Zone de 16 bits, quando apenas não havia uma versão de 16 bits de Fantasy Zone 2 antes do remake da M2 para o System 16. Fizemos um esclarecimento na introdução e lamentamos o erro."



Naoki Horii, nascido em 1970, é o CEO e também o fundador da M2. Ele esteve envolvido em seu primeiro projeto, uma versão aprimorada do clássico de arcade Gauntlet para o Mega Drive, lançado como Gauntlet 4. O próprio Horii joga todo tipo de jogo, de clássicos de 8 bits pixelados a títulos modernos de mundo aberto - ele considera que todos eles o divertem de maneiras únicas. Ele trabalhou como designer e projetista em jogos como o port para Game Gear de Gunstar Heroes e Gradius ReBirth no Wii. Seus últimos projetos são Ketsui para o PS4 e o próximo ESP Ra.De Psi, no PS4 e Switch, que ele produziu.


Highma Fuyono, Game Designer

Nascido em 1971, Highma Fuyuno é um designer de jogos que começou nos círculos dojinshi e trabalhou em um jogo de tiro bonito chamado Tobi D + VINE. Mais tarde, ele trabalhou no Ibara, da Cave. No clássico cult Retro Game Challenge, para DS, Fuyuno criou os "falsos-retro-games" Cosmic Gate e Star Prince: ele criou os gráficos para ambos e fez o level design para o último. Atualmente, ele trabalha para a M2, fazendo ilustrações para títulos como Mahou Daisakusen. Ele também fez os gráficos dos chefes e cenários para o novo port de Thunder Blade, para o Sega 3D Ages.

30 anos de uma das melhores franquias de jogos de nave já feita

A série Aleste

O primeiro Aleste foi lançado no Sega Master System no início de 1988 e foi trazido para o ocidente como Power Strike. Foi baseado no Zanac, título da NES (HERESIAAAA! 😃 tanto a versão NES quanto a de MSX foram lançadas no mesmo dia!) de 1986, e ambos os jogos foram feitos pela agora extinta desenvolvedora Compile. Os jogos eram conhecidos por realmente colocarem os consoles de 8 bits em funcionamento. Existem dez jogos da série Aleste no Master System, Genesis, Sega CD, SNES, MSX e Game Gear - o mais famoso dos quais provavelmente é Musha Aleste no Mega Drive, lançado como M.U.S.H.A. nos EUA e vale muito dinheiro hoje em dia (galera MSXzeira discorda bufando, hehehe!). Em termos de jogabilidade, os episódios geralmente são muito diferentes entre si, mas a maioria apresenta uma heroína de nome Ellinor. O último jogo lançado foi GG Aleste 2: Lance Bird para o Game Gear, em 1993, embora elementos típicos de Aleste apareçam em outros jogos posteriormente. Seirei Senshi Spriggan no PC Engine e, especialmente, o título de fliperama Mahou Daisakusen/Sorcer Striker da Raizing parecem muito com uma sequencia de Musha Aleste.

Saiba mais sobre a série Aleste e seu novo título Aleste Branch aqui.

Saiba mais sobre a série Aleste no "DOSSIÊ ALESTE", no video abaixo.


Não consegui descobrir o que são os "M2 Gadgets", hahahahah!


2 comentários:

  1. Muito boa a entrevista!
    Uma coisa que sempre reparei na série Aleste foi a trilha sonora.
    Estou na expectativa de que a música será espetacular.

    Eu espero que o desenvolvimento continue e que possam liberar vídeos do gameplay. 😁

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