terça-feira, 16 de julho de 2019

ALESTE BRANCH - O retorno de uma das mais famosas séries dos shmups!

Durante o ano de 2018 a empresa japonesa M2 anunciou a produção de um novo título para a série ALESTE: uma edição comemorativa de 30 anos.

Cartaz comemorativo do site MSXBlog

A M2 (recentemente rebatizada de M2A) detém os direitos da franquia há cerca de dois anos, após comprá-los da Compile, uma das mais icônicas empresas desenvolvedoras de jogos eletrônicos do Japão, devo dizer - do mundo.

Esse nome tem história!

A série de jogos Aleste começou em 1988, com o primeiro título Aleste para o Master System da Sega no Japão. Sobre isso, há gigantescas controvérsias, pois, para grande parte dos fãs, o primeiro título surgiu nos computadores da linha MSX, onde fez (e faz até hoje) enorme sucesso. 


Aleste do Master System, rebatizado como Power Strike. Na tela-título, a prova de que a versão para MSX veio primeiro

Power strike II, do Master System: muito diferente do Aleste 2, para MSX2


GG Aleste, para Game Gear


GG Aleste II, para Game Gear

Ao longo dos anos 80 e início dos anos 90, surgiram sequências em vários formatos, para várias plataformas. Dizem por aí que a versão que mais fez sucesso no ocidente, não por ser a melhor, mas por ser a mais conhecida é M.U.S.H.A. ALESTE - FULL METAL ELLINOR, para o Mega Drive, mas eu, pessoalmente, discordo e voto nas versões para MSX, tanto ALESTE 1 quanto ALESTE 2.

Aqui, a fusão (ou apenas publicação) com outro gigante de peso: a inesquecível Toaplan

Já aqui, a fusão (ou apenas publicação) foi com a Seismic, que no currículo conta com a publicação do megaclássico Hellfire

M.U.S.H.A./Aleste o Mega Drive



Robo Aleste, do Sega-CD: também conhecido por Denin Aleste

Aleste aportou ainda no SNES, no Sega-CD e no Game Gear, com versões bem distintas entre si. Todos os jogos que levam o pomposo nome de Aleste são bons. Na minha preferência pessoal, o melhor é ALESTE 2, do MSX2, e o mais fraco é o do SNES, porque não faz jus aos recursos da máquina. Eu não considero o título para o SNES um Aleste de verdade, mas há quem o ame :)


Estranhamente, a versão de SNES também leva o nome da Toho, proprietária de outra série famosa e quase irmã de Aleste: Zanac

Não sei porque cargas dágua não referenciam os jogos de MSX, dando importância ao o Master System, sobre eles. Para o fã do eterno computador, ALETE de verdade, são ALESTE 1 e 2. Até mesmo um "spin-off" intitulao ALESTE GAIDEN merece mais estaque o que os jogos o Master System (que me desculpem os fãs da Sega)


O verdadeiro Aleste: o do MSX!


O melhor de todos os Alestes: Aleste 2, para MSX2 


 Aqui, o célebre "spin-off", Aleste Gaiden

Sobre o novo jogo, ALESTE BRANCH, ainda há pouca informação sobre a produção. Tudo o que conseguimos descobrir é que a nave será mostrada no dia 28 de julho de 2019, num evento conhecido por Festival de Verão 2019, no bairro de Akihabara, Tóquio, e novo detalhes serão apresentados em 07 de setembro de 2019 (olha só que data!). O jogo sairá, simultaneamente, para os novos consoles: PS3, PS4, PS Vita, PS VR, 3DS, XBOX One e talvez Nintendo Switch. Não se sabe se o pacote contará com uma coletânea dos velhos jogo da série. Seria realmente bacana se o fizessem!

Silhueta da nova nave. Produtores guardam segredo até o dia 28/07/2019.

O novo jogo seguirá a linha dos antigos, trazendo novamente a piloto de combate Ellinor Waisen como protagonista. A arte promocional (e possivelmente os gráficos in-game) ficará a cargo do ilustrador japonês Eiji Komatsu, o cara que desenhou isso aqui!

Imagine nossa querida Ellinor pelas mãos desse cara?

Arte conceitual de Eiji Komatsu para o novo visual de Ellinor (clique na imagem para ampliar)

Este é um lançamento muito esperado pelo público fã de shmups, ainda mais sendo o 30º aniversário da série. Esperemos que o novo jogo nos apresente uma boa história e aquele apocalipse de fogo na tela, que é a marca registrada da série. Aé agora, a data de lançamento e o preço ainda não foram anunciados.

Nos resta apenas aguardar. Mas o que são dois ou três meses para quem já esperou trinta anos?

5 comentários:

  1. Os meus parabéns para a série Aleste.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Acredite se quiser eles estão certos. Apesar de Aleste MSX ter sido anunciado ANTES, ele só saiu em Outubro de 1988, juntos dos MSX2+ da Panasonic e Sony, e do FM PAC. O motivo é exatamente esse, aproveitar a lineup de lançamento desses novos hardwares. Golvellius versão MSX2+ saiu na mesma época. Aliás, a tela do Master System com o "reprogrammed game" é a maior sacanagem da Sega, o Aleste do Master foi totalmente programado pela Compile e lançado em março de 1988. Esse atraso da versão do MSX foi benéfico, o jogo é melhor porque teve uma rom com o dobro do tamanho. E Golvellius de Master System também tem o "reprogammed game by Sega" mas é 100% programado pela Compile. Pior que isso é Ghostbusters e Solitarie Games do Master System serem programados pela Complile e nem ter nada escrito na tela. E a Sega não era única, Xevious de MSX só tem Namco na abertura e também foi programado pela Compile!

    ResponderExcluir
  4. Taí que esse detalhe sobre Xevious eu nem fazia idéia! Boa, Jet!

    ResponderExcluir