domingo, 13 de abril de 2014

Legião Urbana - Soldados

Não sou um prolífico entendedor da carreira musical da banda nacional Legião Urbana, porém em minha já longínqua juventude fui assíduo consumidor de obras como Faroeste Caboclo, Geração Coca-Cola, Ainda é Cedo e minha preferida Tempo Perdido.

Há alguns dias - talvez chegasse há meses -, Tião, o diligente redator deste blog, mandou-me o link de um vídeo do YouTube conforme vocês podem ver logo abaixo. Trata-se de um material bem antigo, a música em questão se chama Soldados - diga-se de passagem, ela possui forte cunho pacifista - foi gravada em 1985 para o álbum Legião Urbana.


arielgf. Legião Urbana - Soldados (Clipe Fantástico - Raro).
Disponível em: http://youtu.be/-wUaojufp4c
Acesso em: 13. Abril. 2014

Depois de dois parágrafos recheados de prosopopeias flácidas, a dúvida dele (Tião) era saber que jogo de nave aparece no videoclipe? Depois de algumas pesquisas no buscador, tentando fazer aproximações como "saiu algo parecido com 1942 ou 1943 para Atari 2600?" cheguei a um jogo de arcade chamado Mission-X, o jogo é muito similar ao do vídeo da Legião Urbana. Infelizmente não consegui incorporar o vídeo do site Games Database, abaixo colocamos uma captura feita através de um emulador.


TASBPAN. Mission-X Arcade.
Disponível em: http://youtu.be/_687MasEEBM
Acesso em: 13. Abril. 2014

Porém não é exatamente o que aparece no videoclipe, pensei em algum port, e finalmente, pesquisando mais um pouco descobri que o jogo foi portado para Intellivision!


d0nkeyshines. Mission-X on the Intellivision.
Disponível em: http://youtu.be/rI_anMcOHGo
Acesso em: 13. Abril. 2014

Sobre o jogo.

Mission-X possui scroll automático de orientação vertical, há elementos que se assemelham a Xevious (Namco / 1982) no que se refere ao uso de bombas para destruir inimigos que se encontram no solo. O controle do jogo é muito estranho, você movimenta seu avião para esquerda e direita, porém ao colocar o controle para cima, sua nave fica mais próxima ao solo e o jogo também fica mais rápido - como o clássico River Raid (Activision / 1982) - conforme você coloca o controle para trás, a nave fica mais próxima ao jogador e mais lenta, um efeito tridimensional bem simples. O botão de ataque das bombas e dos tiros é feito com um botão apenas, porém, o ataque é aleatório, pois enquanto há inimigos terrestres, o ataque é feito com bombas, quando aparecem aviões, o jogo automaticamente muda o ataque para tiros, é muito estranho.


Gabinete de Mission-X.
Fonte da imagem: The International Arcade Museum


Painel de controle de Mission-X.
Fonte da imagem: Games Database

Apenas em nível de curiosidade, Mission-X foi desenvolvido e distribuído pela saudosa Data East Corporation e Nihon Bussan Co., Ltd. O jogo foi lançado em 1982 nos fliperamas, tanto no Japão quanto nos EUA. O port para Intellivision foi lançado em 1983, desenvolvido pela Data East Corporation e Nihon Bussan Co., Ltd. e distribuído pela Mattel Electronics, que era a fabricante do console.

Curiosamente, Mission-X possui um jogo muito semelhante chamado Zoar - sem zoera há há há... -, no lugar de um avião, há uma espaçonave. Foi lançado nos arcades no mesmo ano, em 1982, também desenvolvido e distribuído pelas mesmas Data East Corporation e Nihon Bussan Co., Ltd. A diferença de Zoar para Mission-X é que há botões de ataques independentes, um para tiro e outro para bomba, não se podendo atacar com bombas e tiros ao mesmo tempo e um terceiro botão que serve para controlar a velocidade da nave.


Wullywuwolf. Let's Play Zoar.
Disponível em: http://youtu.be/2xA-1J4CjqY
Acesso em: 13. Abril. 2014


Gabinete de Zoar.
Fonte da imagem: The International Arcade Museum.

Abaixo vocês conferem detalhes do CPO (Control Panel Overlay / Adesivo do Painel de Controle) do gabinete.












Fonte das imagens: eBay.

Agradecimentos ao Tião Ferreira pela contribuição, aproveitando o ensejo, visitem seu blog Game Arte clicando aqui.

Fontes: Giant Bomb, The International Arcade Museum, Games Database.

3 comentários:

  1. HEHEH! E o mistério continua... Quanto ao jogo de Intellivision, os caras da época ainda tinham outro truque doido: usar duas funções no mesmo botão, com diferenciação da pressão exercida sobre o botão. Não entendeu? É o seguinte: No jogo MOUSE TRAP, por exemplo, o jogador usa o botão para transformar o o lay-out do labirinto ou transformar o rato em cão. Para isso, deve apertar o botão com dois níveis diferentes de força; Mais leve=transforma o labirinto; Mais forte=transforma o rato em cão.

    Era um recurso muito doido, adaptado posteriormente em jogos como DON PACHI e R-TYPE, mas em vez de diferença na pressão do botão, mudaram o conceito para detectar se o botão era pressionado e solto, ou se era pressionado e mantido. Bem mais fácil que em MOUSE TRAP, mas ainda assim, aquilo é uma idéia muito engenhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que interessante, não sabia que já existia isso no Intellivision, nunca cheguei perto de um. Achei que isso era um recurso recente, vide "Ape Scape 2" de PS2.

      Excluir
  2. Esqueci de dizer, o outro jogo mostrado no video é o simulador de tanques "BATTLEZONE", para Atari 2600. Esse jogo foi criado sob encomenda do exército americano, e a versão criada pela Activision para eles usava gráficos vetoriais, hoje disponível para MAME.

    ResponderExcluir