quarta-feira, 6 de junho de 2012

Super Game 270 (Mega Drive)

Super Game 270 é uma das raridades para Mega Drive que saíram na Coreia do Sul durante a era áurea do console de 16 bits da Sega. Trata-se de um lançamento não-licenciado cujo nome tem a ver com a quantidade nada humilde de 270 jogos de Master System socados dentro do cartucho. Num dos meus recentes contatos com colecionadores ao redor do mundo acabei recebendo uma cópia de presente e logo me preparei para uma tarde ao lado do meu Mega Drive velho de guerra, disposto a testar todos os jogos numa só sentada. Para minha surpresa, em menos de uma hora minha tarefa já estava concluída...

A verdade é que o título do cartucho vende gato por lebre. A tela inicial mostra os jogos divididos em 10 grupos com 27 opções em cada um deles. Infelizmente, a quantidade real de jogos se resume a 33. Mas como????? O negócio é o seguinte: a partir do jogo 7 do grupo 2 a sequência de títulos começa a se repetir, só que desta vez cada jogo é iniciado na segunda fase. Por exemplo, acessando o jogo 11 do grupo 2 você começa diretamente na segunda fase de Kung Fu Kid. Todas as opções nos grupos seguintes vão avançando mais nas fases, ou seja, lá na frente é possível começar Wonder Boy diretamente na última fase. Nossa, que legal, hein?


Apesar dos pesares e da decepção em se deparar com apenas 12% dos 270 jogos esperados, Super Game 270 não chega a ser um Action 52 porque vem com alguns bons jogos de Master System, sendo uma parte deles pertencente ao gênero dos jogos de nave. O destaque para nossa alegria é que a coletânea inclui três títulos de nave muito pouco vistos por aqui em mídia física, seja porque são exclusivos do formato em cartão (no caso de dois deles), porque nunca foram lançados fora da Coreia (no caso de um) ou porque existem somente dentro de alguns dos trambolhos sem entrada pra cartucho que a TecToy desovou no mercado. Os três joguinhos são decentes para os padrões de capacidade do Master System, sem apresentar nenhuma característica hedionda que os desabonem por completo. Vamos a eles:

(The) Dinosaur Dooley
A estrela deste jogo é um dinossauro verde que parece ter sido famoso lá com a criançada coreana. O bicho pode atirar para os dois lados e pegar um ajudante que serve como escudo giratório, além de "pular" para transpor alguns obstáculos. Apesar do rótulo nefasto de unlicensed o jogo saiu completo com cartucho, capa e manual na Coreia do Sul - no entanto, como o hardware do Master System coreano é idêntico ao do japonês, o cartucho não deve funcionar em consoles ocidentais sem um adaptador. Uma edição para os EUA chegou a ser anunciada, porém por motivos extremamente obscuros ela nunca viu a luz do dia. Como curiosidade, versões piratas circularam com áudio marcado por MIDIs inacreditáveis de músicas de bandas como Nirvana e Spin Doctors!

Machinegun Joe
Lançado somente para o formato de cartão no Japão para o Sega Mark III e chamado por alguns de Comical Machinegun Joe, trata-se de um vertical fixo onde você precisa despachar os bandidos que surgem em vários lugares da tela. Imagine algo parecido com Gun.Smoke, com a mesma possibilidade de atirar diagonalmente porém sem a movimentação vertical da tela. Nota: o jogo aparece em algumas versões do Master System sem entrada pra cartucho lançadas pela TecToy ao longo dos últimos anos.

Satellite-7
Também disponível fisicamente para o Master System original somente em formato de cartão, Satellite-7 é um vertical visivelmente inspirado na jogabilidade do clássico Xevious. Você pilota um tanquinho e o tema geral parece envolver insetos, o que é minimamente interessante para quem curte matar besouros, baratas e vespas irritantes. O detalhe bacana? Dá pra jogar com um colega ao mesmo tempo (coisa rara na época). Nota: tal qual Machinegun Joe, este aqui também está incluso em algumas daquelas versões horríveis do Master System da TecToy que não possuem entrada pra cartucho.


Para os saudosistas que não vivem somente de jogos de nave, a seguir está a lista de todos os 33 jogos de Master System que podem ser degustados no Mega Drive por meio do cartucho Super Game 270, separados de acordo com os grupos da tela inicial (jogos de nave marcados em vermelho):

GRUPO 1
1. Gaegujangi Kkachi - um clone de Alex Kidd in Miracle World que é até razoável
2. Dodgeball King - queimada!
3. Time Soldiers - aqui rebatizado de Dinosaurs
4. Suho Cheonsa - uma variação estranha de Breakout, cujo título americanizado é Guardian Angel ou Power Block (como aparece na coletânea australiana 4 Pak All Action)
5. Toto World 3 - jogo de plataforma do tempo das cavernas, também chamado de Cave Dude na coletânea australiana 4 Pak All Action
6. Kung Fu Kid
7. Rambo
8. The Ninja
9. Quartet - com o título japonês Double Target
10. Fantasy Zone
11. Action Fighter
12. Astro Warrior
13. Black Belt
14. Wonder Boy
15. Great Basketball
16. The Dinosaur Dooley
17. Choplifter - algo muito errado aconteceu com este clássico, pois todas as bases já aparecem detonadas e sem nenhum refém para ser resgatado; dessa forma, o jogo foi totalmente inutilizado porque se não é possível resgatar reféns não é possível passar de fase (!)
18. Pro Wrestling
19. Great Volleyball
20. Super Tetris - não consegui encontrar informação alguma sobre esta versão, que é bem básica
21. Super Tennis
22. Satellite-7
23. Transbot - aqui aparece com o título japonês Astro Flash
24. Machinegun Joe
25. Pit Pot
26. Teddy Boy
27. Great Baseball

GRUPO 2
1. Super Arkanoid - conhecido como Woody Pop em alguns recônditos obscuros do mundo
2. My Hero
3. Ghost House
4. Spy Vs. Spy
5. Hang On
6. Great Soccer

As demais opções dentro dos GRUPOS correspondem a jogos repetidos que começam em fases diferentes da primeira.

Para mais informações sobre os títulos incluídos nesta coletânea e jogos coreanos em geral uma boa pedida é conferir o fenomenal material do site Hardcore Gaming 101 seguindo este link (Dinosaur Dooley aparece no link para Daou Infosys).

2 comentários:

  1. Desisti da lista só em ler, kkkkkk!

    TEC TOY MALDITA
    TEC TOY MALDITA

    Traga os slots de volta!

    ResponderExcluir
  2. Treco toy não sabe mais o que é slot há mais de década, Tião!
    hehehehe

    ResponderExcluir