Olá, todo mundo!
Você já ouviu falar sobre o ZX SPECTRUM NEXT?
ZX SPECTRUM NEXT é uma nova máquina de 8 bits, uma evolução do clássico Sinclair ZX Spectrum (Speccy).
Nos primórdios da microcomputação doméstica, duas linhas comerciais travaram uma disputa palmo a palmo aqui no Brasil: SINCLAIR e MSX (algo como ocorreria entre Sega e Nintendo, mais tarde)
Não vou discorrer aqui sobre a características e peculiaridades do ZX Spectrum, essas informações você encontra facilmente fazendo um pesquisa rápida; O que importa dizer é que o ZX Spectrum é uma máquina que ainda hoje, mesmo com todos os novos equipamentos avançados e consoles de última geração, tem muito fãs ardorosos, que SIM, ainda compram jogos novos, algo que, obviamente, só é possível graças a gênios iluminados que se dedicam de corpo e alma à produção de novo títulos. E foi justamente dessa necessidade de evoluir sem perder as raízes que nasceu o ZX Spectrum Next!
Não vou discorrer aqui sobre a características e peculiaridades do ZX Spectrum, essas informações você encontra facilmente fazendo um pesquisa rápida; O que importa dizer é que o ZX Spectrum é uma máquina que ainda hoje, mesmo com todos os novos equipamentos avançados e consoles de última geração, tem muito fãs ardorosos, que SIM, ainda compram jogos novos, algo que, obviamente, só é possível graças a gênios iluminados que se dedicam de corpo e alma à produção de novo títulos. E foi justamente dessa necessidade de evoluir sem perder as raízes que nasceu o ZX Spectrum Next!
O ZXSpectrum Next ainda sem sua carcaça definitiva
O controle do ZX Spectrum Next
ZX Spectrum Next - versão laptop - a turma não pára de inovar :)
design final do ZX Spectrum Next
Os cérebros por trás do projeto:
O Spectrum Next nasceu das incríveis (e "hackeantes") mentes de Victor Trucco e Fabio Belavenuto, entusiastas do Speccy que têm mantido todos os tipos de hardware retrô vivos nos últimos 20 anos. Uma vez que eles criaram o hardware e o software para executá-lo (o projeto foi chamado de TBBlue), Rick Dickinson (falecido recentemente) se juntou ao grupo para envolver toda essa qualidade em um design que qualquer fã de Sinclair deveria se apaixonar.
Rick Dickinson (IN MEMORIAN)
Um designer industrial de talento incomparável, os trabalhos seminais de Rick incluem o ZX80, o ZX81, o ZX Spectrum, o Plus e o QL. Ao longo das décadas, suas criações se destacaram da multidão e sobreviveram ao teste do tempo, permanecendo ícones do design até hoje. Se você acha que o Spectrum Next está lindo, é obra dele.
Rick em uma de suas última fotos
Victor Trucco
Um dos mais talentosos hackers retro do planeta, Victor é responsável por uma série interminável de hardware de código aberto que visa manter vivos os nossos amados "oldies". Talvez seu projeto mais reconhecido seja o emulador de cartucho multissistema, permitindo que muitos consoles usem um único dispositivo para carregar jogos de cartões SD.
Victor com um exemplar do livro "Quando os Videogames Chegaram" - leitura obrigatória para qualquer entusiasta ou desenvolvedor
Fabio Belavenuto
Reconhecido como uma figura chave no cenário de hardware MSX no Brasil, Fabio é um cientista da computação com uma paixão não tão oculta pelo Speccy (o MSX vs Speccy no Brasil era análogo ao C64 vs Speccy no Reino Unido). Ele é o co-criador da placa TBBlue Spectrum, o ponto de partida do hardware do ZX pectrum Next.
Fabio com uma placa de Zemmix Neo, O mais recente computador compatível com a linha MSX
Jim Bagley
Um dos mais célebres desenvolvedores do ZX Spectrum, Jim é o codificador de clássicos como Cabal e Midnight Resistance, entre muitos outros. Ele também detém um Recorde Mundial do Guinness por enfiar Dragons Lair em um ZX81. Jim é responsável por várias funções do Next (como novos modos de vídeo e sprites) e conduz os requisitos de desenvolvimento para a plataforma.
Jim se divertindo coo nunca com uma de suas maiores criações: Cabal, clássico dos arcades
Henrique Olifiers
Um designer de jogos e co-fundador da Bossa Studios, criadora do Surgeon Simulator, I Am Bread e Worlds Adrift, Henrique é um gamer retro cujo primeiro título foi criado em um clone do ZX Spectrum (TK-90X). Sua paixão por jogos e cena demo potencializa as relações de desenvolvedores do projeto Next.
Henrique tentando ver além do alcance :)
Confira o trabalho de hardware de Victor e Fabio no site Victor Trucco e no OldPlayers (dica: no Brasil, o ZX Spectrum é representado por clones chamados 'TK90X' e ' TK95 '). Para o design de todas as coisas, clique aqui para a empresa de Rick Dickinson. E para uma super viagem pelos seus jogos favoritos, verifique o website de Jim aqui.
Palavras de Victor Trucco:
"Site onde descrevo minhas experiências em eletrônica e disponibilizo tutoriais e curiosidades sobre micros e videogames antigos além de maquinas CNC."
Você pode encontrar tudo o que você precisa saber sobre essa máquina incrível na página oficial:
Se você quer ir direto o coração do sistema, estas são as especificações técnicas:
Agora, a melhor parte: JOGOS PARA ESTA MÁQUINA INCRÍVEL!
A primeira onda de shmups para este sistema está chegando, em ordem alfabética (clique no título para ver o video no grupo o ZX Spectrum Next no Facebook:
1943, por Stephanie Miget (não tenho certeza se este jogo é um port antigo ou um novo port...
BAGGERS IN SPACE - por Jim Bagley
BAGGERS IN SPACE - por Jim Bagley
Uma mistura de Hero + Lunar Lander + outra coias, heheheh!
FLAPPY BIRDS, por Adrian Cummings
GALAXIANS - (um port atualizado), por Guy Black
GALAXIANs CLONE por Phil Durbige
(SHMUP ENGINE), por Lampros Potamianos
WARHAWK, por Michael Flash Ware e Jim Bagley
Captura de tela durante demonstração ao vivo. Mais informações na página oficial do jogo
Até onde sei, há pouco mais de quarenta jogos para a nova máquina, a maioria ainda está em desenvolvimento. Não vamos mostrar os jogos de outros gêneros porque, como todos sabem, o assunto aqui são jogos de nave. E para não deixar ninguém de fora, segue o link com a listagem de títulos para o ZX SPECTRUM NEXT!
A grosso modo, assim é o ZX SPECTRUM NEXT! Agora é esperar pelos primeiros jogos e separar uns trocados para comprá-los!
Curiosidade: quando eu vi o novo Mega Drive da Tectoy com leitor de SD-card, pensei comigo mesmo: "EEEEITA, é agora que eu faço jogos pro megão e vendo baratinho nessa nova mídia!" - e rapidamente bolei isso:
SD-card em vez dos tradicionais e onerosos cartuchos? É comigo mesmo!
Acabou que um amigo me deu aquele choque de realidade: "Como você vai impedir que copiem a rom do cartão e distribuam de graça na internet ou gravem e vendam cartuchos piratas?" Fiquei triste e deixei a idéia de lado....
Eis que a turma do ZX PECTRUM NEXT adotou justamente esse formato!
Dungeonette - o primeiro jogo comercial para o ZX Spectrum Next - com o inusitado cartão SD como mídia física (ah, o jogo não é de nave)
Jogos recém-lançados - a comunidade do Next (como eles chamam maquina), adotou o cartão-SD com mídia física padrão.
Por vezes me envergonho de ser brasileiro, "abiguinhos"... Quando eu vi que a turma do Next estava encarando mesmo o lance de vender os jogos em SD, comecei a pesquisar sobre como evitar a cópia do jogo do cartão e a pirataria, dado o fato de que o cartão SD não tem nenhum dispositivo que impeça o "serumaninho" de fazê-lo...
O que descobri me fez querer transformar-me em um avestruz...
De cara, descobri que a turma lá (da Europa) chega junto dos desenvolvedores, frequentam os eventos, compram os produtos, compram de novo para presentear alguém, e alguns compram uma terceira vez, para ter na coleção...
Em seguida, a mais terrível conclusão de todas: Essa coisa de pirataria é mais coisa de brasileiro. Não importa se o jogo custa R$ 1,00 ou R$ 100,00, no momento em que toma conhecimento do jogo, o cara quer logo saber onde está o link pra baixar...
Eu sou até suspeito para falar sobre isso, pois tenho muito jogo "piratex" nas minhas máquinas, em contrapartida, quase todos os jogos dos quais participei são gratuitos e alguns deles o código-fonte vai junto, quando você baixa. Tá certo, nenhum deles é algo digno de nota, mas esse detalhe é irrelevante.
Voltando ao uso dos cartões SD como mídia física, o negócio rendeu. Tanto que a Big N o usa no seu N-Switch, para o qual desenvolveu uma espécie de assinatura eletrônica; Uma vez instalado o jogo naquele console, a tal assinatura é registrada e o cartão só serve naquela máquina.
Como já dito, o público do Next é zen. Tanto que Adrian Cummings vendeu umas 500 cópias de Dungeonette ainda no dia do lançamento!
Dungeonette no atacado. Só essa maleta aí vale uma fortuna no Brasil! :(
O advento do cartão SD se tornou de longe a melhor e mais barata opção para a distribuição em mídia física. Tanto que usam no Nintendo witch até mesmo em consoles fictícios, que cá para nós, terá muita gente torcendo para que saia!
Ah, se fosse verdade... Mas ainda assim, prefiro as máquinas que já tenho por cá :D
Pessoalmente, eu gosto do uso do cartão SD como mídia fisica. Tem seu charme, uma cara de HU-CARD da Hudson....
Os entusiastas do ZX Spectrum Next acertaram em cheio, é uma máquina que promete muitos e bons jogos :) E que comece aqui uma história de glória e sucesso! Em nome de todos os editores do blog TASBPAN, seguem minhas homenagens ao nosso valoroso Rick Dickinson, esteja onde estiver!
PARA SABER MAIS:
ZX SPECTRUM NEXT - Grupo oficial do Facebook
SPECNEXT - Website oficial da plataforma
Todas as fotografias e videos foram tirados do grupo de facebook.
Parte do texto foi traduzido e adaptado do conteúdo original do site oficial e parte é de minha autoria.
E não esquecr o Nextoid!, primeiro jogo a aparecer para este novo computador... ;)
ResponderExcluirEita, manolo! Eu citei o Dungeonette como sendo o primeiro jogo a ser lançado comercialmente pro Next, terei errado? Como esse blog aqui é exclusivo sobre jogos de nave, mostrarei o Nextoid no GAME ARTE, ok? www.gamearte.blogspot.com
ExcluirFicou excelente o artigo! Parabéns Tião.
ResponderExcluirValeu, manolo! Agora é aguardar a galera produzir!
ExcluirMuito. Bom. Parabéns a todos o projeto
ResponderExcluirVamos lá, faça parte do time também! :D
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