sábado, 8 de julho de 2017

SENTA A PÚA! - ATRÁS DAS LINHAS INIMIGAS

Jogo brasileiro retrata a história da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) na campanha da Itália

O TASBPAN é um blog que trata especificamente sobre jogos de nave, mas hoje abrimos aqui uma exceção: o jogo a seguir REALMENTE merece ser divulgado em qualquer mídia possível.

Capa provisória

Há pouco mais de um ano, o desenvolvedor de jogos Gustavo Falcão está desenvolvendo o jogo "SENTA A PÚA! - ATRÁS DAS LINHAS INIMIGAS", no qual conta um pouco da história daqueles turbulentos dias pelos olhos de um dos aviadores.

Tela inicial

Apesar de se basear em fatos reais, o autor do projeto não vai referenciar o protagonista da aventura como um dos pilotos reais, para não cometer equívocos quanto à historiografia. Assim, segundo ele, terá mais liberdade para adicionar elementos fictícios para tornar o jogo divertido e instrutivo, ao mesmo tempo.


infográficos entre as missões dão o tom educacional do jogo

O jogo já conta com uma versão de demonstração disponível, e procura apoiadores para levar ao grande público a versão completa.


Observações Importantes:

- Segundo o autor, demora um pouco para iniciar, pois a versão o demo esta em Flash – 34mb;

- Ele ainda não preparou uma tela de carregamento para esta demonstração;

- Está em tamanho pequeno porque está no modelo para mobile / celular;

- Execute o jogo pelo computador, ele não vai funcionar ainda em celular;

- Use o mouse para clicar nos ícones e nas setas de movimentação;

- A seta do teclado funciona, mas não é o ideal usá-la, está ativada para fins de "debug" do jogo;

- O autor está corrigindo um problema com a acentuação. Algumas palavras aparecem sem acento e outras até sem letras;

- Quando o jogo pedir para o jogador se agachar, use a seta para baixo, será como o movimento de deslizar os dedos no celular;

- Para se levantar, use a seta para cima;

- Os diálogos e textos são provisórios. Provavelmente todos serão trocados;

- Os jornais serão modificados - fonte e desenhos;

- No momento, o autor está implementando também o audio. A versão de demonstração está sem alguns sons e músicas;

- A versão de demonstração contém três estágios. O quarto estágio inda não foi implementado, por isso, ao final do terceiro, nada acontece.

Espero que gostem!

"Achtung!" - era tudo o que um piloto brasileiro não queria ouvir!

E agora, José?

Um pracinha abatido no front italiano: oficialmente, o Brasil teve 443 militares mortos e cerca de 3.000 feridos na campanha.

O jogo foi eleito um dos 3 finalistas para o BIG Starter 2017 na categoria Jogos Educativos, foi até citado na revista IGN



O jogo foi finalista de um dos maiores eventos de jogos eletrônicos brasileiros

O jogo realmente tem um forte cunho educativo, dado o intuito de contar toda a trajetória da FEB e FAB na Segunda Guerra Mundial.

O estopim: afundamento de navios mercantes brasileiros por parte da Kriegsmarine, a Marinha de Guerra Alemã

Republic P-47 Thunderbolt: uma das máquinas mais potentes e resistentes a voar na II Guera Mundial. Os alemães o chamavam de JUGGERNAULT (com várias traduções na língua portugeusa, dependendo do contexto: carruagem pesada, rolo compressor ou onça/jaguar)

Para Gustavo Falcão, concluir este projeto será uma imensa realização pessoal.

Quem puder ajudá-lo na divulgação, ele agradece imensamente.

Nossos "avestruzes" alinhados e prontos para decolar. Na verdade, avestruzes não voam; Os pilotos brasileiros ganharam esse apelido por suportarem a comida ruim servida no front. Não se adaptaram à ração de combate servida pela USAF

Um P-47 abatido: tivemos nove pilotos mortos em ação e dez aprisionados, sendo libertados ao final da guerra. Alguns deles realizaram mais de 100 missões de combate, um feito mais que notável, pois os americanos realizavam 25 e voltavam para casa!

Não, você não viu errado: não é só na Holanda existem moinhos de vento :)

A base brasileira, em pisa

Os "boches" atacam! Na imagem, a terrível metralhadora alemã MG-42, até hoje detém o título de mais rápida arma de mão já construída. Era apelidada pelos pracinhas de "Lourdinha"

Alguns cenários do jogo

Veja o trailler do jogo: 
Trailler do jogo com cara e documentário: muito bacana.

Gustavo Falcão abriu uma campanha no site Kickante. Se você puder contribuir com o projeto, acesse: https://www.kickante.com.br/campanhas/senta-pua-atras-das-linhas-inimigas

Gustavo Falcão não esqueceu nosso heróis: 10% da renda de SENTA A PÚA!" será destinado ao Museu do Expedicionário

Alguns aviões remanescentes do conflito foram transformados em monumentos ao ar livre. Deixados ao léu pela administração pública, se deterioram com o passar dos anos. Uma pena para nós, enquanto isso, a maioria dos aviões que voltaram aos EUA está voando ou está nos muitos nos museus daquele país, e mesmo os que estão em exposição estática estão em condições de vôo.

Nota do TASBPAN: Na Itália, país que foi inimigo do Brasil, existem sete grandes monumentos à FEB, enquanto no próprio Brasil não existe NADA digno de nota; Ao passo que o povo italiano ama a FEB e tudo aquilo que ela representa, NOSSO PRÓPRIO POVO relega nossos heróis ao total esquecimento. Triste. Somos mesmo um país sem futuro, pois não temos nenhum respeito pelo passado.


4 comentários:

  1. Obrigado Tião. Linda postagem, complementando muita coisa minha. Muito obrigado mesmo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada, amigo! Esforços como o seu devem ser enaltecidos e multiplicados!

      Excluir
  2. Mais do que ser um país sem cultura, o Brasil é um país onde a maior parte do que se cultua é lixo.
    Infelizmente.

    ResponderExcluir