Jogo brasileiro retrata a história da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) na campanha da Itália
O TASBPAN é um blog que trata especificamente sobre jogos de nave, mas hoje abrimos aqui uma exceção: o jogo a seguir REALMENTE merece ser divulgado em qualquer mídia possível.
Capa provisória
Há pouco mais de um ano, o desenvolvedor de jogos Gustavo Falcão está desenvolvendo o jogo "SENTA A PÚA! - ATRÁS DAS LINHAS INIMIGAS", no qual conta um pouco da história daqueles turbulentos dias pelos olhos de um dos aviadores.
Tela inicial
Apesar de se basear em fatos reais, o autor do projeto não vai referenciar o protagonista da aventura como um dos pilotos reais, para não cometer equívocos quanto à historiografia. Assim, segundo ele, terá mais liberdade para adicionar elementos fictícios para tornar o jogo divertido e instrutivo, ao mesmo tempo.
infográficos entre as missões dão o tom educacional do jogo
O jogo já conta com uma versão de demonstração disponível, e procura apoiadores para levar ao grande público a versão completa.
Para jogar, acesse: http://www.comicsworldgames.com/demo.html
Observações Importantes:
- Segundo o autor, demora um pouco para iniciar, pois a versão o demo esta em Flash – 34mb;
- Ele ainda não preparou uma tela de carregamento para esta demonstração;
- Está em tamanho pequeno porque está no modelo para mobile / celular;
- Execute o jogo pelo computador, ele não vai funcionar ainda em celular;
- Use o mouse para clicar nos ícones e nas setas de movimentação;
- A seta do teclado funciona, mas não é o ideal usá-la, está ativada para fins de "debug" do jogo;
- O autor está corrigindo um problema com a acentuação. Algumas palavras aparecem sem acento e outras até sem letras;
- Quando o jogo pedir para o jogador se agachar, use a seta para baixo, será como o movimento de deslizar os dedos no celular;
- Para se levantar, use a seta para cima;
- Os diálogos e textos são provisórios. Provavelmente todos serão trocados;
- Os jornais serão modificados - fonte e desenhos;
- No momento, o autor está implementando também o audio. A versão de demonstração está sem alguns sons e músicas;
- A versão de demonstração contém três estágios. O quarto estágio inda não foi implementado, por isso, ao final do terceiro, nada acontece.
Espero que gostem!
"Achtung!" - era tudo o que um piloto brasileiro não queria ouvir!
E agora, José?
Um pracinha abatido no front italiano: oficialmente, o Brasil teve 443 militares mortos e cerca de 3.000 feridos na campanha.
O jogo foi eleito um dos 3 finalistas para o BIG Starter 2017 na categoria Jogos Educativos, foi até citado na revista IGN!
O jogo foi finalista de um dos maiores eventos de jogos eletrônicos brasileiros
O jogo realmente tem um forte cunho educativo, dado o intuito de contar toda a trajetória da FEB e FAB na Segunda Guerra Mundial.
O estopim: afundamento de navios mercantes brasileiros por parte da Kriegsmarine, a Marinha de Guerra Alemã
Republic P-47 Thunderbolt: uma das máquinas mais potentes e resistentes a voar na II Guera Mundial. Os alemães o chamavam de JUGGERNAULT (com várias traduções na língua portugeusa, dependendo do contexto: carruagem pesada, rolo compressor ou onça/jaguar)
Para Gustavo Falcão, concluir este projeto será uma imensa realização pessoal.
Quem puder ajudá-lo na divulgação, ele agradece imensamente.
Nossos "avestruzes" alinhados e prontos para decolar. Na verdade, avestruzes não voam; Os pilotos brasileiros ganharam esse apelido por suportarem a comida ruim servida no front. Não se adaptaram à ração de combate servida pela USAF
Um P-47 abatido: tivemos nove pilotos mortos em ação e dez aprisionados, sendo libertados ao final da guerra. Alguns deles realizaram mais de 100 missões de combate, um feito mais que notável, pois os americanos realizavam 25 e voltavam para casa!
Não, você não viu errado: não é só na Holanda existem moinhos de vento :)
A base brasileira, em pisa
Os "boches" atacam! Na imagem, a terrível metralhadora alemã MG-42, até hoje detém o título de mais rápida arma de mão já construída. Era apelidada pelos pracinhas de "Lourdinha"
Alguns cenários do jogo
Veja o trailler do jogo:
Trailler do jogo com cara e documentário: muito bacana.
Gustavo Falcão abriu uma campanha no site Kickante. Se você puder contribuir com o projeto, acesse: https://www.kickante.com.br/campanhas/senta-pua-atras-das-linhas-inimigas
Gustavo Falcão não esqueceu nosso heróis: 10% da renda de SENTA A PÚA!" será destinado ao Museu do Expedicionário
Alguns aviões remanescentes do conflito foram transformados em monumentos ao ar livre. Deixados ao léu pela administração pública, se deterioram com o passar dos anos. Uma pena para nós, enquanto isso, a maioria dos aviões que voltaram aos EUA está voando ou está nos muitos nos museus daquele país, e mesmo os que estão em exposição estática estão em condições de vôo.
Nota do TASBPAN: Na Itália, país que foi inimigo do Brasil, existem sete grandes monumentos à FEB, enquanto no próprio Brasil não existe NADA digno de nota; Ao passo que o povo italiano ama a FEB e tudo aquilo que ela representa, NOSSO PRÓPRIO POVO relega nossos heróis ao total esquecimento. Triste. Somos mesmo um país sem futuro, pois não temos nenhum respeito pelo passado.
Obrigado Tião. Linda postagem, complementando muita coisa minha. Muito obrigado mesmo!!!!
ResponderExcluirPor nada, amigo! Esforços como o seu devem ser enaltecidos e multiplicados!
ExcluirMais do que ser um país sem cultura, o Brasil é um país onde a maior parte do que se cultua é lixo.
ResponderExcluirInfelizmente.
Compartilhando.
ResponderExcluir