segunda-feira, 27 de março de 2017

GAMIGAMI INVADERS

GAMIGAMI INVADERS ACABA DE SER SUBMETIDO À VOTAÇÃO NO GREENLIGHT!

 A tela inicial do jogo

Há alguns meses, as redes sociais, sites e foruns dedicados aos jogos independentes vêm noticiando o desenvolvimento de um jogo que na verdade, já estava em produção há vários anos: GAMIGAMI INVADERS.

Conversamos com JOHNNY ANDRADE, o autor do projeto, e ele nos falou como o jogo surgiu e qual a razão da demora na produção. Confiram:

TASBPAN - Quando começou a trabalhar no GAMIGAMI?

JOHNNY ANDRADE - Boa noite. Comecei a conceitua-lo desde 2012 e em 2013 ele começou a ser prototipado.

T - Qual a origem ou motivo da escolha de um nome tão diferente?

JA - Eu também sou publicitário e já estudei importância da facilidade e sonorização de nomes para marcas e etc. Eu creio que quando eu repito duas vezes o mesmo nome e o deixo como apenas um nome, eu estou forçando o receptor da mensagem a processar o mesmo nome duas vezes. Dessa forma eu acredito que seja mais fácil a absorção do nome Gamigami. Para os chefes eu fiz o mesmo. A princesa se chama Dinadina, o general se chama General Balabala, o bobo da corte se chama Binbin e por ai vai. São nomes chicletinho que são facilmente absorvidos. Ou pelo menos tem lógica essa minha linha de pensamento.

T - Que inusitado! Que linguagem ou ferramenta usou para programá-lo? quais os motivos da escolha dessas ferramentas?

JA - Optei por usar a plataforma Flash devido ao fato de, na época, estar com um mercado maduro que gerava renda em torno de patrocínios de portais como Kongregate, Armor Games, dentre outros. Então, após estudo, vi que seria a plataforma ideal para iniciar meus estudos de desenvolvimento. 

Fãs de Space Invaders vão gostar. E quem não é fã, também!

Decidi então investir em cursos de Flash e completei um curso completo, com Actionscript, em um centro autorizado da Adobe aqui no Brasil. Na época, ele era o único do Brasil a emitir certificados Adobe e o único a ter ser autorizado. Também investi em cursos de arte, Illustrator, Photoshop e música digital. Posteriormente me formei em Desenvolvimento de Jogos Digitais. 

No Gamigami Invaders eu trabalhei apenas no iniciozinho dos códigos. Após sérias dificuldades, optei por procurar um parceiro para o projeto, que ficou com toda a parte de códigos enquanto eu ficava com o resto. Se eu tivesse ficado com mais a tarefa de programação, o jogo nunca iria sair como eu estava planejando, ou iria demorar muito mais tempo. Então, optei por procurar um parceiro para ficar com a parte de códigos. Foi o mais sensato a se fazer na época.

Porém, eu já havia mexido com vários outros projetos em plataformas diferentes como Multimedia Fusion, RPG Maker e outras, mas elas não eram nada rentáveis na época.

Coleta de itens e "power-ups": unindo o clássico e o novo

T - Algum motivo especial para escolher fazer um jogo que remete a clássicos como Space Invaders? uma homenagem, talvez?

JA - Eu sempre fui muito fan do Galaga e do Space Invaders mas a princípio eu havia estudado aceitação de público para jogos em Flash e vi que jogos de nave eram bem requisitados. Daí uni o útil ao agradável. Então optei por um jogo no estilo Invaders por achar, erradamente, que fosse um estilo menos complicado de desenvolver. Só não contava que eu iria inventar de tentar fazer algo diferente e a cada vez que eu sentava no computador para idealizar e passar para o papel o design, me vinha mais e mais vontade de colocar elementos novos no estilo Invaders. Então o jogo está mais para uma releitura do estilo Invaders, pois inventei de colocar meio mundo de coisas que nunca vi em um jogo desse estilo antes. Ele é uma homenagem não só ao estilo Invaders, como também ao Asteroids pois ele possui alguns estágios neste estilo, para quebrar um pouco a mesmice e dar outro diferencial ao estilo.

Destruindo uns asteróides, para diversificar o desafio

T - Quem cuidou da parte sonora? Que ferramentas foram utilizadas para as músicas e efeitos?

JA - Eu mesmo cuidei da parte de música e sonorização em geral. Utilizei o FL Studio 10 para criar as músicas e um programinha gratuito chamado SFXR para gerar efeitos sonoros.

T - Há alguma pretensão de publicar o jogo em outras plataformas? algum console, novo ou antigo?

JA - Intenção sempre há (rsrsrsrs) e o jogo também foi projetado para funcionar bem em mobile e ser lançado para iOS e Android. Usamos várias técnicas mais avançadas como "graphic pooling" e "bliting", para fazê-lo rodar melhor nesses dispositivos. Caso ele seja aceito no Steam, o próximo passo será fazer algumas adaptações e lançá-lo nas "mobile stores". Para consoles antigos não tenho pretensão, no momento.


T - o jogo terá alguma forma dos jogadores interagirem entre si? algo como um chat ou recordes on line, pro exemplo?

JA - Sim. Pretendo implementar um ranking online para acirrar a competitividade entre os jogadores. Eu havia começado a implementar um modo de dois jogadores bem original, onde as duas navinhas dariam um "bounce", bateriam, uma na outra e que ficou bem interessante. No entanto, tivemos que deixar esse modo de lado devido ao tempo de desenvolvimento. Algumas escolhas foram difíceis de tomar mas infelizmente foram necessárias senão o jogo não sairia nunca! rsrsrs


O jogo contém boas doses de humor

T - A recepção do público com relação ao jogo tem sido a esperada? Já tem uma expectativa de preço, caso passe na votação do Greenlight?

JA - Sim. A recepção de quem eu tenho apresentado tem sido muito além do que eu esperava. Alguns sites americanos gostaram e escreveram muito bem sobre o jogo. Youtubers também, assim como amigos. O "feedback" tem sido 100% positivo. Uma ocasião fui passar a tarde na casa de um amigo e levei o jogo para os filhos jogarem. O pai falou que eles não largavam o Playstation 4. Eu então coloquei o jogo no computador, deixei as duas crianças jogando e fui para a sala. Deu 20 horas da noite eles ainda estavam engajados jogando. Isso me deixou muito feliz e foi muito recompensador! É como o ditado diz: "Tem coisas que dinheiro nenhum paga"!

Inimigos muito estranhos e engraçados ao mesmo tempo

Caso passe na votação do Greenlight, pretendo cobrar um valor entre dois e quatro dólares apenas. Quero que o maior número possível de pessoas conheçam o jogo e possam se divertir. Atingindo isso ficarei bem feliz.

Gameplay de Gamigami Invaders

T - Passa aí o link da página do jogo no Greenlight!


T - Obrigado, Johnny! Vamos lá na votação do Greenlight! Sucesso!

JA - Eu que agradeço, brother!

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