quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Inventário XBLIG - SET/OUT 2012

É chegado mais um {atrasado} momento de olhar para a desova bimestral de jogos de nave na XBLIG. Setembro foi cheio e Outubro foi pobre, mas pelo menos uma boa pedida apareceu para nossa alegria.

Dos mais antigos para os mais novos:

Dance! Zombies Dance! (lançado em 8-SET-2012, 80 MSP)
Mais um twin stick com zumbis? Sim, isso mesmo...
Tem gente que gosta do estilo (que eu sei), mas já passamos do ponto onde todo mundo deveria dizer CHEGA. A pretensa “novidade” deste aqui é que tanto você quanto os zumbis parecem estar dentro de uma danceteria, com luzes a rodo e uma trilha sonora com fedor de eletrônica de quinta categoria.

Galactic Thunder (lançado em 8-SET-2012, 80 MSP)
Horizontal com seis fases e um arsenal básico de armas selecionáveis. Há que se louver a iniciativa, que permite até quatro jogadores na mesma partida e vem com muitos tiros voando pra tudo quanto é lado. Perdoando-se o hitbox enorme da nave e a inspiração rala no design dos inimigos, até que dá para pensar em encarar se você não for muito exigente.
Glare (lançado em 9-SET-2012, 80 MSP)
Outro clone de Geometry Wars.
Tire a grade psicodélica estilo gelatina do original mais famoso e voilá, eis a nova sensação chamada Glare. Se depender de mim, a única sensação que esse jogo desperta é a de repetição, desperdício e sono.



Hey Aliens - I'll Mash You Up! (lançado em 9-SET-2012, 80 MSP)
Abra seu caminho através de um número infinito de fases para fazer mais pontos. Em outras palavras, gaste seu rico dinheirinho em mais uma porcaria de clone de Space Invaders. Entendeu como é? O mais alarmante é como os caras conseguem piorar um conceito que já era tão simples... É por essas e outras que muita gente considera XBLIG um grande saco de lixo.
Defenders of the Last Colony (lançado em 9-SET-2012, 80 MSP)
É engraçado como no modo “campanha” de Defenders of the Last Colony você simplesmente não consegue morrer, por mais que tente. A ideia é destruir as criaturas e abastecer uma base com a energia azul que fica espalhada pela tela, mas o problema é que abastecer a dita cuja leva uma eternidade. Minha paciência não foi suficiente para aguentar até lá, então desisti sem ver o que há depois disso. Há vários modos destraváveis dentro do jogo, inclusive um tal de “sidescroller mode”. Quem tiver paciência pode nos ajudar e deixar um comentário esclarecedor, tá?
Snops Attack! Zombie Defense (lançado em 11-SET-2012, 240 MSP)
Finalmente, algo digno do tempo e do esforço dos fãs. Snops Attack tem como personagem principal um cachorro (Snops) que precisa salvar o mundo de uma invasão zumbi que zumbificou tudo e todos. Extremamente colorido e movimentado, com dois estilos de tiro e um sistema de pontuação que lembra bastante a estética Cave de se fazer jogos de nave. A arte estilizada do jogo é um espetáculo à parte, e posso garantir que o pacote vale a pena.
InterGalaXia (lançado em 16-SET-2012, 80 MSP)
Jogo de nave horizontal com inércia e sem qualquer variedade no sistema de armas. Há três modos de jogo, todos eles com uma trilha sonora que consiste de um batimento cardíaco constante.
Além de ser um desastre, InterGalaxia é também um primor de propaganda enganosa. Cuidado para não ser fisgado pela baboseira presente no material de divulgação.
Bungee Ferret Tossing (lançado em 17-SET-2012, 80 MSP)
Bungee Ferret Tossing "ganha" o jogador pela maluquice, que lembra algo saído da mente dos criadores de South Park. Com um dos analógicos controla-se o movimento do helicóptero, e com outro o tiozinho pendurado numa corda. O botão de tiro faz com que o cara despeje os mais variados objetos e animais (!) sobre os inimigos terroristas ao nível do solo, que morrem em agonia extrema. Há um contador de energia para o tiozinho (que se regenera com o tempo) e para o helicóptero (que só é recuperado entre uma fase e outra). Provavelmente não considerado um shmup por muitos, o joguinho é divertido e definitivamente engraçado. Vale uma conferida.

Air Rise (lançado em 16-OUT-2012, 80 MSP)
Mais um da escola criada pelo clássico da Konami Time Pilot, Air Rise demonstra um potencial que é infelizmente desperdiçado. O aviãozinho se movimenta pela tela com base no empuxo aplicado pelo jogador, que se vê às voltas com os mais variados inimigos aéreos e marítimos. É preciso alguma prática para não morrer bem rápido, mesmo com a capacidade do jatinho de recuperar a energia automaticamente. Infelizmente, os inimigos são poucos e o jogo não sai da estaca zero em matéria de evolução de fases.
BlastaRock (lançado em 17-OUT-2012, 80 MSP)
Sim, mais um clone de Asteroids com jogabilidade twin stick. São 10 vidas por crédito, e teoricamente 15 fases intermináveis.
Não precisam parar o ônibus para que eu possa descer, vou ficar por aqui mesmo.



Captain Foraxian (lançado em 17-OUT-2012, 80 MSP)
Espacial vertical que chama a atenção pela fluidez da jogabilidade e pelo modo “reflex assist”, que provoca câmera lenta sempre que a navinha está próxima das balas inimigas. Os efeitos sonoros retrô são ótimos, assim como o estilo geral das explosões e a interface geral do jogo. Infelizmente, parece não haver uma variedade que vá além da tela inicial, o que configura mais um desperdício de uma boa ideia.




Até o próximo pacote em 2013!

3 comentários:

  1. Pelo artigo, apenas o Galactic Thunder se salva e olhe lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uai, foi essa a impressão que passei? Socorro!
      Me desculpe, mestre, preciso rever minha escrita no futuro.

      O único da lista que dá pra pegar de olhos fechados é o Snops Attack. Bungee Ferret Tossing também vale uma espiada pelo senso de humor bacana.

      Excluir
    2. Eu tava meio de cabeça cheia de manhã, acho que passei batido pelo Snops Attack. Desculpa a vergonha que eu passei.

      Excluir