sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Disputa no ar: The RGF Shmup League - Season #2

Já faz algum tempo que não divulgamos por aqui nenhuma disputa de jogos de nave, não é mesmo?

Jogos de nave são, por natureza, um hobby (inter)ativo com duas características ou aspectos muito importantes:
  1. Diversão: por serem vídeo-games, obviamente.
  2. Pontuação: por possibilitarem a mensuração do desempenho, o que abre um leque de opções relacionadas a superação de limites, comparações e competições (contra si próprio ou contra outros jogadores).
Jogos de nave são bastante democráticos quando se tem em mente a ideia de competição. Através de emulação, hoje em dia estes jogos são bastante acessíveis a qualquer pessoa que disponha de um computador e uma conexão à Internet - isso significa que qualquer um pode participar. A territorialidade também cai por terra, uma vez que não é preciso estar diante do oponente fisicamente em determinado momento, como ocorre com jogos de luta ou corrida.

Diante do exposto acima, o único ingrediente que falta para alguém passar a se dedicar a uma competição online de jogos de nave é a afinidade com o gênero. Acima de tudo, o que mais importa em qualquer modalidade de competição ou torneio é se divertir. Tem que gostar pelo menos um pouco, correto? No mais, conhecer jogos novos ou obscuros e disputar pontos com um adversário ou com adversários específicos são recompensas adicionais que podem render resultados surpreendentes.

Mas chega de elucubrar!


O verdadeiro propósito desta postagem é divulgar uma disputa que irá começar em 4 de Setembro, uma Terça-feira. É a segunda temporada da Liga de Jogos de Nave do Fórum Retro Gaming (ou RGF Shmup League). A estrutura está baseada em dez jogos selecionados pelos próprios participantes de forma democrática, cada um deles disputado durante o período de duas semanas e com resultados tabelados etapa a etapa. Em termos simples, seria algo parecido com a tabela de classificação da Fórmula 1.

"O que esta disputa tem de diferente, afinal?"

Alguns dos motivos que podem responder ao questinamento acima são os seguintes:
  • Há jogadores de todos os níveis de desempenho, o que resulta num bom nível de rivalidade para todos;
  • Não é preciso participar de todas as etapas, e nem há cobrança quanto a isso;
  • É possível jogar versões dos jogos escolhidos em consoles (e alguns deles são versões de consoles), mas todos os jogos devem ser facilmente emulados em qualquer computador;
  • O ambiente é descontraído e não lembra em nada competições tensas (Shmups Forum) ou cheias de frescura (MARP). No Shmups Forum a disputa mais conhecida é o STGT, cuja edição de 2012 ocorre neste exato momento. Infelizmente, este fórum não tem boa reputação em matéria de recepção a novatos. No MARP a disputa anual é cheia de frescuras, como a obrigação de fornecer INPs (gravar o jogo), a presença de jogos de outros gêneros, a proibição do uso de autofire ou o descaso dos admins em aprovar o cadastro no fórum.
  • A fama percebida ou qualquer ideia preconcebida sobre o fórum Retro Gaming não interfere na disputa, que rola num subfórum dedicado e está livre de trolls e picuinhas típicas do meio.

"O que é preciso fazer para participar?"

Simples assim:
  1. Cadastrar-se no fórum, clicando em Register na página http://retrogamer.net/forum;
  2. Uma vez aprovado o cadastro, fazer o Login e acessar o subfórum High Scores, indo direto para o tópico The RGF Shmup League - Season #2;
  3. Postar pontuações assim que a disputa começar, no formato definido para o jogo;
  4. Acompanhar o desenrolar dos eventos e se divertir.
Não é preciso saber escrever em inglês para participar. Basta colocar as pontuações e postar as escolhas de jogos quando necessário (entre uma etapa e outra os 5 primeiros escolhem cinco jogos e todos os participantes votam). Porém, se você tiver afinidade com o idioma, arrisque participar das discussões. Exercitar o inglês também faz parte!

Para finalizar, saibam que o Jorge e eu participamos de nove etapas da primeira temporada. Eis os dez jogos que foram disputados: Sexy Parodius, Arrow Flash, Sonic Wings 2, Twinkle Star Sprites, Donpachi, Varth, Giga Wing, Gradius, R-Type e In the Hunt. Uma seleção bombástica, para dizer o mínimo! Vocês podem conferir os resultados e a evolução dos eventos diretamente no tópico relacionado.

Qualquer dúvida sobre o evento pode ser colocada nos comentários, estamos aqui para ajudar e encorajar quem quiser participar!

Um comentário: