quarta-feira, 7 de março de 2012

Inventário XBLIG - JAN/FEV 2012

A característica mais interessante de todos os jogos de nave lançados para a plataforma XBLIG em Janeiro e Fevereiro de 2012 foi o preço único de 80 Microsoft Points. A dúvida que fica é: os joguinhos valem a pena ou não?

Vamos a eles, dos mais antigos para os mais novos:

P-3 (lançado em 3-JAN-2012, 80 MSP)
P-3 é um joguinho estilo arena, porém de objetivo extremamente defensivo. Sua missão é proteger um núcleo brilhante contra ondas e mais ondas de alienígenas invasores. Com 14 fases, a jogabilidade segue a linha twin stick mas a mecânica de vidas e power-ups se mostra um pouco complicada demais logo de cara. As barras de energia ficam ao redor da nave, mais ou menos no mesmo estilo de Senko No Ronde.
A dica é testar. Se gostar pega, se não gostar deixa pra lá, né?


Hypership Still Out of Control (lançado em 19-JAN-2012, 80 MSP)
Seguindo a mesma linha do divertido Hypership Out of Control, esta sequência é praticamente o mesmo jogo com obstáculos e itens rearranjados. Quem gostou do original vai provavelmente curtir, mas não dá para evitar o gostinho de coisa requentada e oportunismo sem-vergonha por parte do desenvolvedor. Gráficos retrô são ótimos, ninguém nega isso, mas custava mudar as coisas um pouquinho que fosse? Pelo menos as cores?
Mesmo assim quem não conhece pode encarar sem medo, este está acima da média.

TurboRocket 3 (lançado em 27-JAN-2012, 80 MSP)
O aspecto mais estranho em mais esta sequência de um jogo pobre e bobo é que, ao iniciá-la, o jogador se depara com o capítulo anterior da série. É isso mesmo, o que aparece na tela é nada menos que TurboRocket 2, lançado há míseros dois meses atrás...
A sem-vergonhice aqui é ainda mais descarada, provavelmente a produtora acha que todo mundo já se esqueceu das merdas abissais que foram os primeiros jogos. Tenha medo e cuidado com o gato por lebre!


Avatar Onslaught 2 (lançado em 31-JAN-2012, 80 MSP)
Acho que nem todos se lembram de um título da série Space Invaders que saiu para PS2, chamado Space Raiders (Japão) ou Space Invaders - Invasion Day (Europa). Para aqueles que conhecem, saibam que esse Avatar Onslaught 2 segue a mesma fórmula: o jogador se posiciona numa linha horizontal e precisa atirar balões de água para detonar os avatares engraçadinhos que vêm pra cima. Os avatares são gerados pelo próprio programa e querem pular sua cerca para invadir a área, tirando assim uma vida. O mais surpreendente é que o joguinho é razoavelmente divertido, com 25 fases de dificuldade progressiva. Nota: o primeiro Avatar Onslaught, lançado em abril de 2010, é muito similar a este.

Atom (lançado em 10-FEV-2012, 80 MSP)
Será que algum dia vão criar uma lei para que não clonem mais Geometry Wars? Chega!
Atom é mais uma cria maldita da tendência que não acaba nunca, repetindo a fórmula sem mudar praticamente nada. Parece que os caras misturaram um pouco o estilo da radiangames com a estética original de Geometry Wars, o que deixa o filho ainda mais bastardo. Além disso, não há informação de número de fases ou coisa parecida.
Gaste seus preciosos 80 MSP por conta e risco.

Space Battles (lançado em 16-FEV-2012, 80 MSP)
De acordo com a propaganda, estamos aqui diante de "seis níveis de batalhas espaciais intensas e ininterruptas". A verdade? Trata-se de mais um arena twin stick confinado bobo, lento e insuportável. Percebendo que a merda seria grande deram um jeito de tornar o aviãozinho praticamente invencível, já que ele demora pra perder energia mesmo se for atravessado por uma manada de inimigos. É esse tipo de coisa que acaba com a moral dos jogos de nave em qualquer lugar que se vá, sinceramente.


Space Command (lançado em 18-FEV-2012, 80 MSP)
"Experimente um clássico dos anos 80 que nunca existiu, mas deveria ter existido! Space Command mostra o que aconteceria se o inimigo de um jogo clássico atacasse os heróis de outro jogo clássico."
Dude... seriously...
Space Invaders encontra Missile Command, e o jogador é obrigado a aguentar uma das coisas mais vagabundas que já vi em toda a minha vida. Onde estará a vergonha neste mundo? Será que a Atari e a Taito não podem processar esses larápios desumanos?

Living Dead - Upgraded (lançado em 18-FEV-2012, 80 MSP)
E a preguiça mais uma vez é detectada... Aparentemente, o Upgraded do título nada mais significa que a adição de novas músicas ao Living Dead original, lançado em outubro de 2011.
PAREM AS PRENSAS!
Cobrar mais 80 MSP só pela música? Será que esses vagabundos nunca ouviram falar em update? Trouxa é quem cai nessa mais uma vez. A tortura continua a mesma naquele mesmo cenário de merda, com aqueles mesmos zumbis bobos.
Triste é pouco.

PerturBirds (lançado em 20-FEV-2012, 80 MSP)
Eu não curto Angry Birds. Pronto, falei. É um jogo lento e sem tiros, não me agrada em nada. Por mais pobre e confinado que seja (só na XBLIG!), PerturBirds é mais do meu gosto. Como descreveu o desenvolvedor, "estes pássaros não são só furiosos, eles são perturbados". Okay, gostei da ideia. O jogo em si, de scroll horizontal e aspecto propositalmente tosco, é como uma versão maluca de Kolibri do 32X. Há múltiplas armas para serem usadas, e apesar dos ícones serem confusos dá pra se tirar proveito sob um ponto de vista exclusivamente bizarro.

Fighter Mission - Air Superiority (lançado em 22-FEV-2012, 80 MSP)
Mais uma vergonha em forma de jogo.
Arena confinado, com controles que não dão liberdade alguma ao jogador e sem nenhum sistema de pontuação. A munição é limitada e é preciso mirar onde você quer acertar. Levou um tiro, já era. As 12 fases se desenvolvem como missões, mas os alvos são safados e vivem se refazendo depois de destruídos, sem critério algum. Foi um parto conseguir passar da primeira missão apenas, e olha que sou um cara bastante paciente.
Passo sem nenhum remorso no coração.

Solar Annihilation (lançado em 27-FEV-2012, 80 MSP)
Mais uma arena de scroll livre com missões a serem cumpridas pelo jogador. Logo de cara a impressão que se tem é que o jogo está cheio de ar, pois você passa a maior parte do tempo seguindo uma seta verde ao invés de destruir os inimigos, que é o que teoricamente interessa. Além disso, a mecânica de jogo não me agrada porque você tem sempre que se esgueirar atrás dos inimigos para matá-los.
Não há nada de fundamentalmente errado, mas a falta do que fazer na maior parte do tempo é imperdoável. Para quem quiser se arriscar, há 18 fases para se "deliciar".

Aparentemente, a XBLIG está morrendo. A quantidade de coisas recicladas tem aumentado, com muito pouco material realmente original aparecendo. Até quem fez coisa boa no passado está patinando, e quando você percebe que numa lista deste tamanho o melhor jogo é Avatar Onslaught 2 é preciso ficar esperto.

Cuidado, StardustHunterPopoy e SpaceFighter4000 Training são enganações.

2 comentários:

  1. É uma rede de jogos indie essa Xblig?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. XBLIG (XBox Live Indie Games) é o serviço de jogos por download do Xbox 360, voltado para jogos pequenos e baratos. É uma versão bem light da XBLA (XBox Live Arcade), que teoricamente tem jogos mais bem acabados e de maior valor percebido.

      Se não me engano, ambos só rodam pra quem tem Xbox 360 conectado à Internet e origizalzinho, ou seja, não destravado ou mexido ou etc. etc.

      Excluir